25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 12 de Novembro de 2013, 08:30 - A | A

Terça-feira, 12 de Novembro de 2013, 08h:30 - A | A

DEM entra com recurso no TSE pedindo para derrubar decisão que anulou quebra de sigilo bancário de Walace Guimarães, em processo de suposto “caixa 2”

As investigações devem durar no máximo até julho de 2014, visto que o prazo para conclusão da ação é de um ano, e a denúncia foi aceita em julho deste ano.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O partido “Democratas” de Várzea Grande entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar derrubar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) que barrou a quebra de sigilo bancário das empresas e pessoas citadas em processo eleitoral de suposto uso de “caixa dois” durante a campanha eleitoral de 2012, do prefeito Walace Guimarães (PMDB).

O DEM acusa Walace e o vice-prefeito Wilton Coelho – popular Wiltinho (PR) de desvio e abuso de poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio, prática de condutas vedadas durante a campanha eleitoral (2012) e ainda, alega que o prefeito teve as contas de campanha reprovadas pela 20ª Zona Eleitoral, e mesmo assim foi diplomado. No mérito, a sigla pede a cassação do mandato de Walace e do vice-prefeito.

Com a quebra de sigilo bancário – que havia sido proferida pelo juiz da 58ª Zona Eleitoral da comarca de Várzea Grande, Otávio Vinícius Affi Peixoto-, o magistrado pretendia fazer uma acareação com os dados apresentados pelo peemedebista em sua prestação de contas.

Ainda, verificar a movimentação financeira de Evandro Gustavo Pontes e Silva (ex-diretor do Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG) e do secretário de Planejamento e Finanças Mauro Sabatini, e de suas empresas Intergraf e MS Celular.

No entanto, a quebra de sigilo depois de decretada, foi anulada na instância superior pela desembargadora Maria Helena Povoas, a pedido do prefeito Walace Guimarães, que estava com “medo” do que podia vir pela frente caso a Justiça continuasse a investigar as contas bancárias.

Caso fique confirmando a denúncia do DEM, e a Justiça casse o mandato do prefeito e do vice a segunda colocada nas eleições de 2012, Lucimar Sacre de Campos assume a Prefeitura de Várzea Grande.

As investigações devem durar no máximo até julho de 2014, visto que o prazo para conclusão da ação é de um ano, e a denúncia foi aceita em julho deste ano.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760