25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 06 de Novembro de 2013, 14:10 - A | A

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2013, 14h:10 - A | A

Fim da Greve

Professores da rede municipal de VG acatam parcialmente proposta e suspendem greve

por Lucione Nazareth/ VG Notícias

Após 16 dias em greve, os profissionais da rede municipal de Educação de Várzea Grande decidiram nesta quarta-feira (06.11), em assembleia geral, suspender a paralisação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG) Gilmar Soares, a categoria suspendeu a paralisação após acatar parcialmente a proposta da administração municipal referente às reivindicações da classe.

“O documento não condiz com que foi apresentado aos profissionais na terça. O documento é fraco, mas diante do acordo de que realizamos com o prefeito, decidimos acatar parcialmente o documento e suspender a greve”, disse Gilmar, alertando que a greve pode ser retomada caso o que ficou acordado entre prefeito e categoria, não seja cumprido.

De acordo com Gilmar, mais uma vez a Prefeitura não apresentou uma proposta clara referente à revisão do enquadramento de cargos e salários de 2010, o qual a categoria pede que seja quitado na folha de novembro. “Na proposta cita que será pago um 1° malote em novembro e não a quitação. Mais uma vez não ficou claro esse ponto”, relatou o presidente do Sintep/VG.

Ele pontuou que na proposta da Prefeitura, não citou a Lei de Gestão Democrática, que trata da eleição ao cargo de diretor escolar. Consta na lei que somente os professores votam e são candidatos. A categoria reivindica que todos os funcionários das unidades escolares – de carreira e com profissionalização em Educação -, possam votar e também serem candidatos.

Os pontos positivos da proposta foram: o prefeito Walace Guimarães (PMDB) garantiu que até 30 de novembro, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) será enviado a Câmara Municipal, tendo a sua aprovação ainda em 2013, e a publicação de uma portaria para a criação de uma comissão de atribuição de aula.

De acordo com o sindicato, atualmente o ensino público municipal tem média de 23 mil alunos, 1,1 mil professores e 600 funcionários, sendo que 30% das 74 escolas estariam com as atividades paralisadas. Já a Secretaria municipal de Educação informou que o número o total de escolas paradas era de apenas 10% e que por este fato a greve não avançaria por um período longo, como foi a rede estadual.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760