25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Domingo, 29 de Setembro de 2013, 10:42 - A | A

Domingo, 29 de Setembro de 2013, 10h:42 - A | A

Greve dos Bancários continua

Bancos não apresentam proposta; Bancários realizam café da manhã em frente ao Bradesco nesta segunda (30) para reforçar a greve

Diante do silêncio da Federação Nacional dos Bancos em não negociar, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf/CUT, se reuniu na quinta-feira (26) em São Paulo e reafirmou a disposição de intensificar a greve em todo país.

por Edina Araújo/VG Notícias

Os bancários entraram em greve em 19 de setembro - e conquistaram a adesão de quase toda categoria em Mato Grosso. De acordo com levantamento do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), 196 agências estão paralisadas em todas as regiões do Estado.

Segundo os dirigentes do Sindicato, nenhuma proposta foi apresentada pelos bancos até o momento – e o movimento irá intensificar as ações nesta segunda-feira (30.09), com uma “Plenária de Greve” com café da manhã, às 9 horas em frente ao Bradesco da rua Barão de Melgaço, Centro, em Cuiabá.

De acordo com os dirigentes do movimento grevista, as ações serão reforçadas para intensificar a greve que já somam quase duas semanas e haverá partilha de café da manhã para ensinar aos banqueiros que dividir é possível.

Somente no primeiro semestre deste ano, os seis maiores bancos lucraram no Brasil quase R$ 30 bilhões, mas se negam em investir em segurança, mais contratações, melhores condições de trabalho e reduzir as taxas abusivas. A greve dos bancários está sendo marcada como uma das mais fortes da história de luta dos trabalhadores que se dedicam ao ofício e sofrem com ganância dos bancos.

O presidente do SEEB-MT, José Guerra, avalia que os bancos preferem gastar dinheiro com ações judiciais contra o direito de greve do que investir em melhorias para toda população. “É ma vergonha a inércia dos bancos diante das urgentes necessidades que devem ser atendidas como mais segurança nos bancos e mais contratações para melhor atender os clientes. Os bancos tentam desqualificar nossa greve legítima, mas estamos fortes com adesões em todas as regiões de Mato Grosso. Nossa greve é por valorização e para fazer com que os bancos respeitem as pessoas”.

Cenário Nacional - Diante do silêncio da Federação Nacional dos Bancos em não negociar, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf/CUT, se reuniu na quinta-feira (26) em São Paulo e reafirmou a disposição de intensificar a greve em todo país.

A greve nacional dos bancários se mantêm, paralisando 10.633 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 Estados e no Distrito Federal, segundo levantamento da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), demonstrando a disposição da categoria de enfrentar o silêncio da Fenaban, que se recusa a apresentar proposta com aumento real de salário, valorização do piso, melhoria da PLR, mais contratações, fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de trabalho com fim das metas abusivas, mais segurança e igualdade de oportunidades.

O Comando também aprovou nota oficial reafirmando a decisão de intensificar a greve, manifestando a disposição de negociação e responsabilizando os presidentes da Fenaban e dos seis maiores bancos pelo fechamento do diálogo com os bancários. (Com informações SEEB/MT).

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760