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Opinião Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 09:30 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 09h:30 - A | A

A hospitalidade do povo mato-grossense será o maior legado da Copa

Artigo por Jaime Okamura, presidente do Conselho Estadual do CNTUR MT

por Jaime Okamura*

 

Um matéria publicada recentemente pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) divulgando um estudo relacionada aos turistas da Copa de 2014, no Brasil, apontou que brasileiros e estrangeiros devem gastar juntos R$ 25,2 bilhões em viagens durante a Copa do Mundo. O valor é maior que o investimento público para realização do evento.

Com relação a Mato Grosso receberíamos em torno de 122 mil turistas nacionais durante os 30 dias da Copa com permanência média de 10 dias e gastando em torno de R$ 530,00 (dia), ou seja 4.000 turistas dias em nossa cidade, sem contar com o turista estrangeiro já que não se tem como quantificar ainda o numero exato dos mesmos.

No entanto com a atual situação dos principais destinos turísticos do nosso Estado não teríamos como atender mais do que 1.000 turistas dia, ficando em torno de 3.000 sem o que fazer e baixando o numero média de permanência de 4 a 5 dias em dias de jogos , não havendo jogos a permanência seria de 3 a 04 dias.

Agora me perguntariam se teríamos a capacidade de aumentarmos esta oferta de passeios turísticos, respondo que sim: depende não só de investimentos públicos, mas também privados. Principalmente, na infraestrutura que depende exclusivamente do setor público (leia-se Estadual e Municipal), que custa a deslanchar os projetos por motivos que não cabem neste artigo, mas dentre estes, a ausência de um sistema de planejamento e de execução, pois segundo o que sabemos, os recursos existem.

Já, no setor privado as respostas veem de imediato aos desafios da Copa. Muito mais ágil e desembaraçado que o setor público, mas só não investem por não estarem seguros se essas obras necessárias para aumentar a capacidade de atendimento aos passeios turísticos virão ou não a tempo para a Copa, pois correm o risco de venderem gato por lebre e depois sofrerem as consequências.

Solução para os problemas e desafios para o poder público e a iniciativa privada para que possamos atingir o máximo possível da previsão da Embratur de 10 dias para cada turista seria: início das obras de imediato nos três destinos turísticos , mobilização dos poderes públicos municipais de Cuiabá , Várzea Grande, Chapada , Nobres e Poconé.

E para o trade turístico de imediato, sanar os principais problemas de cada cidade: meios de hospedagens, aumentar a capacidade (através de soluções simples e rápidas, transformações de motéis em Hotéis, Temporário, Cama e café, Hostel, pensões, pousadas, camping etc).

O Trade propõe adequar bares e restaurantes para atendimento 24 horas se necessário, realização de feiras gastronômicas e aumentar a capacidade de passeios turísticos nas cidades e arredores, através de novos pontos turísticos e de visitação, implementar o setor de lazer (novos espaços ) com materiais de informações (guias bilíngue no minimo).

Precisamos de imediato criar uma campanha de Marketing Turístico, além do desafio de em pouco tempo conseguirmos a infraestrutura necessária para recebermos os turistas, ainda disputamos esses mesmos turistas com 27 Estados da Federação e não apenas as12 cidades-sedes, pois todos querem essa fatia do bolo principalmente, os turistas estrangeiros.

O desenvolvimento do turismo nacional e internacional pode ser o grande legado do estado, ao sediar o evento de 2014. A Copa no Pantanal será uma oportunidade inédita para mostrar ao mundo uma das maiores planícies de sedimentação do mundo, o pantanal Mato-grossense.

Outro desafio importante é balancear o investimento de construção da Arena Pantanal padrão Fifa ao retorno com a expansão permanente e sustentada do turismo, uma vez que o futebol mato-grossense não tem, ainda, esse potencial fora o Luverdense que pode alavancar este setor no mais seria o Turismo de eventos.

Convido a todos para uma reflexão, não se faz turismo sem investir em pesquisa de oferta e demanda; qualificar produtos turísticos; ofertar boa programação turística; sensibilizar a população; ter mecanismos eficazes de informação turística (em vários idiomas); promover os destinos; apoiar a iniciativa privada na comercialização de pacotes, que serão, necessariamente, integrados com as outras cidades-sede, pois as tabelas de jogos fazem os times passar por vários estádios.

Por fim, organizar receptivos para os fanáticos por futebol que desembarcarão em Várzea Grande e Cuiabá. Sendo assim, o Governo Federal o Governo Estadual e Municipal devem delinear os investimentos também necessários aos feitos do turismo propriamente dito.

Garantidos os investimentos no turismo, um dos nossos principais desafios será fazer com que o Cuiabá seja a cidade-sede mais “CALOROSA “ de toda Copa do Mundo. Este poderá ser nosso grande diferencial, que deixará como legado a melhor marca que vemos para nossa região – Um povo hospitaleiro, que está sempre com o sorriso no rosto e que sabe receber como poucos . Essa marca poderá ajudar a vender os destinos turísticos que rodeiam Cuiabá induzindo o desenvolvimento turístico de todo Estado, esta é a Cuiabá Calorosa a marca da nossa cidade !

 

*Jaime Okamura é presidente do Conselho Estadual do CNTUR MT

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