25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 28 de Junho de 2013, 08:10 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2013, 08h:10 - A | A

Promessas

Prefeito de VG promete revogar aumento da tarifa do transporte coletivo municipal e retornar cobradores

De acordo com um dos organizadores do movimento, Afonso Alves, o prefeito declarou que não tem acesso ao contrato inicial de concessão da União Transportes - e nem da planilha de custos para acompanhar o aumento da tarifa. Segundo ele, vai solicitar à em

por Edina Araújo/VG Notícias

Um grupo do movimento “Acorda Várzea Grande” se reuniu no final da tarde desta quinta-feira (27.06), com o prefeito Walace Guimarães (PMDB) que se comprometeu enviar imediatamente, à Câmara de Vereadores projeto de lei determinando o retorno dos cobrados no transporte coletivo municipal.

Walace comprometeu-se ainda, revogar por meio de decreto, o último aumento da tarifa do transporte coletivo do município – voltando à R$ 2,60. O reajuste foi concedido em dezembro de 2012, pelo vereador Maninho de Barros, prefeito interino na época. O chefe do executivo municipal ficou ainda de apresentar estudo para implantação da tarifa zero para os estudantes de Várzea Grande.

O prefeito prometeu ainda, encaminhar ao grupo, na próxima segunda-feira (01.07), planilha de custos da União Transportes. De acordo com um dos organizadores do movimento, Afonso Alves, o prefeito declarou que não tem acesso ao contrato inicial de concessão da União Transportes - e nem da planilha de custos para acompanhar o aumento da tarifa. Segundo ele, vai solicitar à empresa que encaminhe os documentos.

Outra reivindicação dos membros do movimento, é que Walace, publique no site da prefeitura - vídeo em que se posiciona contra as declarações do vereador João Madureira (PSC), que recentemente disse que a polícia deveria descer o porrete nos manifestantes. Clique aqui e confira matéria relacionada. Confira vídeo do encontro.

Retorno dos cobradores – A vereador Miriam Pinheiro (PHS), da base aliada do prefeito Walace Guimarães, na Câmara, apresentou projeto de lei pedindo o retorno dos cobradores no transporte coletivo municipal. No entanto, em 22 de maio deste ano, por 13 votos contrários e quatro favoráveis, o projeto foi rejeitado. Inclusive, a grande maioria dos vereadores da base aliada do prefeito votou contra.

Por conta disso, segundo a assessoria jurídica do VG Notícias, o projeto requerendo o retorno dos cobradores só pode ser constituir novo projeto na mesma sessão legislativa mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Câmara. Ou seja, o prefeito terá que pedir aos parlamentares da base aliada para propor novamente o projeto, de acordo com o artigo 156, do Regimento Interna da Casa de Leis e artigo 67 da Cosntituição da República.

Confira compromisso que o prefieto Walace assumiu com o grupo do movimento "Acorda Várzea Grande"

- Enviar imediatamente um projeto de lei à Câmara Municipal para revogar o último aumento da passagem de ônibus, voltando ao preço de R$ 2,60;

- Mandar imediatamente um projeto de lei à Câmara Municipal exigindo a volta dos cobradores;

- Disponibilizar na segunda-feira (1.7) a planilha de custos da União Transportes;

- Apresentar no dia 10/7 um levantamento que a prefeitura está fazendo sobre a situação do transporte no município (custos da tarifa, sonegação fiscal da concessionária, etc);

- Estudo para implantação do Tarifa Zero em Várzea Grande;

- Publicar no site da prefeitura vídeo em que se posiciona contra as declarações do vereador João Madureira, que recentemente incitou a polícia a bater em manifestantes.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760