25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 09 de Abril de 2013, 08:21 - A | A

Terça-feira, 09 de Abril de 2013, 08h:21 - A | A

Falta Transparência

Prefeito Walace Guimarães não cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal

por Edina Araújo/VG Notícias

Quase 100 dias à frente o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) não apresentou nenhum Relatório de Gestão Fiscal (RGF), do município à sociedade várzea-grandense. O Relatório de Gestão Fiscal é feito pela Secretaria municipal de Finanças, que tem como titular da pasta, Mauro Sabatini e pelo contador-geral do município

O relatório permite que a sociedade e os órgãos de controle acompanhem o cumprimento dos limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com o propósito de assegurar a execução das metas fiscais e a transparência dos gastos públicos, pressuposto da "gestão fiscal responsável".

No relatório, deve conter, também, as medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites, por exemplo, gasto com pessoal (Folha de pagamento) – e deve ser enviado mensalmente, conforme prevê a LRF – e, ainda, realizar audiência pública para debater com a sociedade a situação financeira do município.

Além disso, o relatório deve ser publicado e enviado à Câmara de Vereadores, de acordo com o artigo 93 da Lei Orgânica do município.

“Art. 93 - O Prefeito fará publicar: I. mensalmente, o balancete resumido da receita e da despesa; II. mensalmente, os montantes de cada um dos tributos arrecadados e os recursos recebidos; III. anualmente, até 15 de março, pelo órgão oficial do Estado, as contas da administração, constituídas do balanço financeiro, do balanço patrimonial, do balanço orçamentário e demonstração das variações patrimoniais em forma sintética.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760