25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 05 de Abril de 2013, 16:26 - A | A

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013, 16h:26 - A | A

Mais uma

Contrato com a Locar vence na próxima segunda (08); Prefeitura de VG ainda não abriu processo licitatório para contratar nova empresa para coleta de lixo

A assessoria jurídica do VG Notícias informou ainda, que não tem fundamento que justifique a Prefeitura de Várzea Grande fazer uma nova dispensa de licitação para o serviço de coleta de lixo.

por Thaiza Assunção/VG Notícias

O contrato da Prefeitura de Várzea Grande com a empresa Locar Saneamento, responsável pela coleta do lixo do município termina na próxima segunda-feira (08.04) e o poder executivo municipal ainda não abriu um processo licitatório para o serviço.

Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de infraestrutura, Gonçalo de Barros disse que enviou há 60 dias um encaminhamento para a Secretaria de Administração, sob comando do secretário Celso Barreto, pedindo a abertura do processo licitatório.

Entretanto, Celso informou ao VG Notícias nesta sexta-feira (05.04) que devolveu o encaminhamento do processo para a Secretaria de Infraestrutura, pois faltavam alguns dados no documento. Celso afirmou que Gonçalo de Barros não encaminhou novamente os documentos para Secretaria de Administração e por isso não foi aberto o processo de licitação para a coleta de lixo.

Celso disse ainda, que não fará nenhuma declaração sem antes conversar com o secretário de infraestrutura, Gonçalo de Barros, para que não haja discordância entre os fatos.

No entanto, na próxima segunda-feira (08.04) o contrato com a Locar Saneamento irá vencer, e ao que tudo indica o contrato com a empresa será prorrogado, o que segundo a assessoria jurídica do VG Notícias é ilegal, tendo em vista que o contrato com a empresa é emergencial e um processo licitatório já deveria estar em andamento.

Posto a ilegalidade da prorrogação em xeque e considerando que não há mais tempo para abrir um processo licitatório para o serviço até o vencimento do contrato com a Locar, o que a administração do prefeito Walace Guimarães (PMDB) deve fazer é uma nova dispensa de licitação.

Há menos de 100 dias à frente da administração de Várzea Grande, essa deverá ser a nona dispensa de licitação feita pelo poder executivo municipal.

De acordo com a assessoria jurídica do VG Notícias, o processo também é considerado ilegal, já que a Prefeitura teve tempo hábil para abrir um processo licitatório para o serviço de coleta de lixo. Ainda conforme a assessoria, o poder executivo municipal tinha conhecimento do vencimento com a Locar desde o período de transição de governo, em outubro do ano passado.

A assessoria jurídica do VG Notícias informou ainda, que não tem fundamento que justifique a Prefeitura de Várzea Grande fazer uma nova dispensa de licitação para o serviço de coleta de lixo.

Desde 2011, da administração do prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves – Tião da Zaeli (PSD) não é feito um processo licitatório para a coleta de lixo em Várzea Grande. Nesse período, três empresas atenderam o serviço com contrato emergencial, a empresa Sustentare, Delta Construções e Locar Saneamento. Somente a Locar lucrou aproximadamente R$ 4 milhões para fazer a coleta do lixo do município por 10 meses.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760