25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Sexta-feira, 22 de Março de 2013, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 22 de Março de 2013, 08h:00 - A | A

Transplante de Medula

Pais vão às redes sociais para salvar filho

G1.com

 

O menino Porthos Silva, de 13 anos, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea, recebeu uma triste notícia na noite desta quinta-feira (21) em Santos, no litoral de São Paulo. Os pais e o irmão mais novo não são compatíveis com o garoto e não podem ser doadores.

O caso de Porthos mobilizou muitas pessoas na Baixada Santista. Amigos e familiares de Porthos fizeram uma campanha em semáforos, eventos e nas redes sociais. Agora, depois do resultado do exame que comprovou que os parentes não são compatíveis, eles continuam em um busca intensa para encontrar um doador compatível com ele e realizar o transplante.

Caso

O menino Porthos Silva, de 13 anos, já passou por tratamento e ficou curado. Porém, a leucemia voltou e agora ele precisa de um transplante de medula óssea. Essa tem sido a luta da família e dos amigos do menino.

Porthos foi diagnosticado com leucemia em 2010 e foi para São Paulo fazer o tratamento, recebeu alta e ficou bem. No carnaval deste ano, a família descobriu que a doença tinha voltado. Após exames foi constatado que ele precisaria fazer o transplante de medula óssea.

Desde que o sinais da leucemia voltaram, os amigos começaram uma campanha para motivá-lo a lutar contra a doença e pedir às pessoas que façam um cadastro no banco de medula. Até em uma partida de futsal do time sub-11 do Santos contra o Osasco o menino foi lembrado. “As pessoas estão mostrando o poder da solidariedade, das pessoas se unirem a favor da própria vida”, falou a mãe do menino, Gisele Silva.

Enquanto ele não encontra um doador compatível, Porthos continua fazendo quimioterapia. O torcedor do Santos e praticante de taekwondo está sob cuidados bem restritos e tem que ficar isolado a maior parte do tempo. Mesmo assim, ele faz questão de deixar um recado. “É muito importante. Você pode ajudar muitas pessoas com isso”, disse ele sobre a doação de medula óssea.

Doação de Medula

Para ser doador de medula óssea é preciso retirar 5ml de sangue. A partir disso, a pessoa já faz parte de um cadastro nacional de doadores de medula óssea. Na Baixada Santista, o procedimento pode ser realizado no Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro.

Sueli Craveiro, a enfermeira do hemonúcleo, explica como deve ser feito o cadastro para poder ser doador de medula. “Quanto mais gente melhor. Ajuda muito as pessoas que tem alguma doença do sangue e isso é fundamental. Basta ir no hospital, fazer o cadastro e colher um tubinho de sangue. A partir daí, ele já faz parte do cadastro nacional de doadores voluntários de medula óssea”, disse ela.

Segundo a enfermeira, uma pessoa é compatível para cada 100 mil. Sueli falou que há duas possibilidades de realizar o transplante de medula óssea. “O redome entra em contato com a pessoa que é compatível e outros exames detalhados serão feitos. Se confirmar a compatibilidade, ele será chamado e será feito a opção da doação. Pode ser feito como uma doação de sangue, que é feito em torno de quatro horas. Dali, a pessoa já está retomando as suas atividades. Ou, uma punção no osso da bacia, que é feito no centro cirúrgico sob anestesia geral e leva em torno de 40 minutos”, explicou.

Os doadores devem ser pessoas saudáveis que estejam em bom estado de saúde e que tenham entre 18 e 55 anos.

 

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760