25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 15 de Março de 2013, 17:39 - A | A

Sexta-feira, 15 de Março de 2013, 17h:39 - A | A

Sindicato acusa prefeitura de não repassar verba para creches do município

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, subsede Várzea Grande (Sintep/VG) acusa a prefeitura e a Secretaria de Educação, de não repassar verba para as creches do município. Ao todo são 19 creches que estão sem o repasse, conforme informou o presidente do Sintep/VG Gilmar Soares.

Segundo o presidente, até agora nenhum recurso foi repassado às creches, que devido a isso vem passando por dificuldades. “As creches não têm recurso para nada. Não realizaram reparos nas unidades e sofrem até para comprar um botijão de gás para fazer a comida das crianças, isso não pode ficar assim. A prefeitura e Secretaria têm que resolver este problema”, declarou

De acordo com ele, apesar da categoria ter aceitado a voltar normalmente ao trabalho, eles ainda enfrentam problemas com a questão salarial como o adicional noturno dos vigias - previsto na legislação trabalhista e que não está sendo pago, assim como subsídio mensal das servidoras gestantes. O Sindicato afirma ainda, que há servidores sem receber os salários desde 2012.

“Falta ainda pagar uma parcela do 13° salário, 1/3 de férias que ainda não foi pago, apesar de constar no cronograma de pagamento apresentado pela Secretaria, acreditamos que isso poderia ter sido pago antes desta data”, disse o presidente do Sintep. Conforme a proposta, a parcela do 13° salário será pago neste mês de março e em abril a categoria receberá 1/3 de férias.

Referente ao ano letivo, que iniciou em 25 de fevereiro, Gilmar disse que em algumas escolas as aulas estão sendo realizadas normalmente e em outras, devido à chuva, as turmas precisam se unir para estudar, já que algumas salas de aula estão com problemas de goteiras.

“Não foram feitas algumas reformas nas escolas como no telhado e por isso os professores precisam juntar turmas para não atrapalhar as aulas e não deixar que o aluno perca um dia de aula. Tem escolas que chegam a ficar com o pátio alagado, dificultando a locomoção dos alunos e funcionários da instituição de ensino”, relatou Gilmar.

Ele disse ainda, que a categoria não deve retomar a greve neste sábado (16), já que segundo ele, os servidores da Educação tiveram algumas melhorias e entenderam que por enquanto não devem retomar a paralisação. “Tivemos algumas melhorias, mas não temos ainda condição plena, só que a categoria entendeu em não retomar a paralisação”, garantiu o sindicalista.

Outro Lado – O secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião, admitiu que não está repassando verbas para 16 creches do município, mas, segundo ele, porque elas não estão em condições legais para o funcionamento. “Não vamos fazer o repasse se as creches não regularizar a situação. Existe uma resistência por parte das diretoras em regularizar as creches”, disse o secretário.

Segundo Jonas, na gestão passada o recurso destinado para as unidades era depositada de forma erronia na conta bancária das diretoras. Este ano a secretaria pediu uma consultar na Procuradoria do Município sobre esta situação, no qual foi informada que o procedimento era ilegal. Com isso, apenas três creches que está regular vem recebendo o repasse da prefeitura.

“Com as outras creches combinamos com as diretoras que seria feito um levantamento pela unidade das necessidades básicas e nós da secretaria enviaríamos o material para elas, como de limpeza, gás e outros. Mas até agora, nenhuma diretora procurou a secretaria para entregar o levantamento”, relatou Jonas.

Em relação às escolas que estão com problemas estruturais, principalmente na parte do telhado, o secretário reconheceu a existência dos problemas e prometeu que até o fim do ano irá resolvê-los.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760