25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 16:00 - A | A

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013, 16h:00 - A | A

CAB Cuiabá

Câmara de Cuiabá promoverá audiências públicas para discutir serviços da CAB e possível rescisão de contrato da concessionária com a prefeitura

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Nos próximos dias, a Câmara de Cuiabá irá promover cinco audiências públicas, para discutir com a população o serviço de sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto realizado pela CAB Cuiabá (CAB Ambiental). Os vereadores pretendem conseguir uma posição dos moradores e assim buscar rescindir o contrato de concessão com a concessionária.

A proposta das audiências foi apresentada pelo vereador Toninho de Souza (PSD).  “Vamos ouvir a população, se o serviço está a contento, se a CAB está resolvendo o problema da falta d’água e também discutir sobre o rompimento do contrato com a CAB”, disse o vereador.

Segundo ele, com a venda da concessão do serviço para a empresa, a Prefeitura não ganhou nada, apenas perdeu e o serviço que deveria ter melhorado, piorou desde a assinatura do contrato até hoje.

“Não podemos ficar com os braços cruzados, temos que tomar uma providência. As audiências públicas serão importantes nesse processo. Queremos resgatar, devolver o bem público para a sociedade, chamando a Sanecap e mandar embora a CAB”, declarou Toninho.

Ele disse ainda, que aguarda providências do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), em relação à CAB que pretende aumentar a tarifa de água em 14,98%, mesmo não tendo feito nenhum investimento no período de quase um ano, que a empresa detém os direitos de operar os serviços de sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto na Capital.

O vereador Onofre Ribeiro (PSB), revelou que em 2013, a CAB não prevê nenhum investimento financeiro na cidade para melhorar o serviço. “Não existe um centavo previsto para ser investido neste ano pela CAB em Cuiabá, no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto”, revelou o vereador.

O socialista disse que a Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (Amaes), tem até sábado (16.02) para se pronunciar referente o aumento da tarifa, caso contrário, o reajuste será automático. Caso a Amaes pronuncie em favor do aumento, os vereadores disseram que o reajuste deve entrar em vigor no prazo máximo de 60 dias, ou seja, em 17 de abril, um dia após a concessionária completar um ano de operação em Cuiabá, já que ela começou a operar efetivamente na cidade no dia 16 de abril.

Lembrando que na assinatura do contrato entre a CAB e a Prefeitura de Cuiabá no dia 17 de fevereiro do ano passado, ficou acordado que a empresa só poderia aumentar a tarifa depois de um ano de contrato.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760