25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Nacional Terça-feira, 04 de Setembro de 2012, 08:35 - A | A

Terça-feira, 04 de Setembro de 2012, 08h:35 - A | A

Incêndio em favela de São Paulo atinge 285 famílias e destrói quase 40% da área

Incêndio que atingiu a Favela do Piolho, deixou três pessoas feridas

Agência Brasil

 

O incêndio que atingiu a Favela Sônia Ribeiro, conhecida como favela do Piolho, na tarde de hoje (03), em São Paulo, deixou três pessoas feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Localizada entre as ruas Cristóvão Pereira e Xavier Gouveia, perto da Avenida Roberto Marinho, na zona sul da capital paulista, a favela ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, dos quais 4,5 mil metros quadrados foram atingidos pelas chamas.

De acordo com o subprefeito de Santo Amaro, Roberto Costa, das 595 famílias que moram na comunidade, 285 foram atingidas, o que pode resultar, pelos cálculos da Defesa Civil e da subprefeitura, em cerca de 1.140 pessoas desabrigadas. As famílias serão cadastradas por equipes da Assistência Social para receber ajuda.

“No início do incêndio [que começou por volta das 14h44], tivemos um garoto de 15 anos, que teve queimaduras de primeiro e de segundo graus na face e nas mãos. Temos também informações de uma pessoa grávida, que foi socorrida pelo policiamento. Na fase de rescaldo, tivemos uma pessoa que caiu de um barraco e fraturou uma das pernas”, relatou o coronel do Corpo de Bombeiros José Luis Borges.

De acordo com o coronel, a maior dificuldade para combater o incêndio foi o acesso, já que o fogo teve início provavelmente em um lixão, localizado no centro da favela. “[As dificuldades foram] Principalmente de acesso, o tempo bastante seco e o vento, que estava bastante forte”, disse. Segundo ele, o incêndio foi totalmente controlado e os bombeiros trabalhavam agora no rescaldo.

Sobre a grande quantidade recente de incêndios que estão ocorrendo na capital paulista, José Luis Borges disse acreditar que o grande provocador sejam as condições meteorológicas, “com o tempo bastante seco e ventos fortes”.

Moradora do favela do Piolho desde que nasceu, Alessandra Lopes, 18 anos, contou que sua casa não chegou a ser atingida pelo incêndio. “Eu estava trabalhando e cheguei às 14h, e o fogo ainda estava pouco. Não deu tempo do povo pegar quase nada. Muita gente perdeu tudo lá em cima”, disse à Agência Brasil.

A moradora Fabiana Armando estava em sua casa quando o incêndio começou. “Eu estava cuidando da minha casa e, da minha janela, dá para ver de tudo. Escutei o barulho do pessoal gritando e vi que o fogo estava vindo. Corri para ajudar os meus parentes”, relatou Fabiana, que, no momento do incêndio, estava com o filho. Seu barraco não foi atingido.

Já a moradora Elen Fabricio da Costa perdeu tudo no incêndio. “Fomos os primeiros barracos a pegar fogo. Eu tinha descido para visitar a minha tia e, dez minutos depois, ouvi que estava pegando fogo. Subi para a minha casa e ela estava toda arrasada”.

“Perdi tudo. Não sobrou nada. Só estou com a roupa do corpo, minha filha e meu marido. Agora vou ter de procurar serviço e tirar meus documentos e ir atrás dos documentos da minha filha”, completou.

O coronel da Defesa Civil Jair Paca de Lima disse que a origem provável do incêndio foi um lixão, localizado no centro da favela. “Segundo alguns moradores, a origem foi um lixão existente na favela. Alguém pode ter colocado fogo e houve propagação. Estamos vivendo um momento de baixa umidade do ar e aqui, neste local, também tem fortes ventos. Isso deve ter se propagado rapidamente”, estimou.

Em 2012, 32 incêndios foram registrados pelos Bombeiros. No ano passado, ocorreram 79 incêndios.

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760