06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Internacional Segunda-feira, 27 de Agosto de 2012, 11:00 - A | A

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2012, 11h:00 - A | A

Onda de Revoltas

Após massacre, rebeldes sírios derrubam helicóptero

Rebeldes dizem ter derrubado helicóptero do Exército em Damasco

Folha.com

Rebeldes sírios afirmam que derrubaram um helicóptero do Exército do país enquanto fazia um bombardeio em um bairro da capital Damasco, nesta segunda-feira. A cidade sofre com confrontos intensos entre as tropas do ditador Bashar Assad e os opositores.

De acordo com testemunhas, o helicóptero foi consumido pelas chamas após ser atingido por munição antiaérea disparada por membros do Exército Livre Sírio no bairro de Jobar. A queda foi confirmada pelo regime, através da televisão estatal, mas sem dar detalhes sobre as circunstâncias do acidente.

Em vídeo, cuja autoria não pôde ser confirmada, ativistas mostram o helicóptero caindo em chamas, enquanto se podia ouvir ao fundo os rebeldes no chão gritando "Deus é o Maior". Não há imagens do momento em que a aeronave foi atingida.

A ação que os rebeldes reivindicam aconteceu em meio a confrontos intensos na periferia de Damasco. Helicópteros do Exército começaram a lançar mísseis e disparar com metralhadoras no domingo em Jobar, Zamalka e Irbin, bairros da classe trabalhadora sunita, contrária a Assad.

Rebeldes na região têm lançado ataques de guerrilha contra as forças do ditador na periferia e em bairros vizinhos em Damasco, levando a rebelião de 17 meses ao centro do governo nos últimos meses.

"O Exército de Assad retaliou ao prender arbitrariamente cem pessoas em Jobar. Helicópteros lançaram avisos aos habitantes para entregarem pessoas que o governo descreve como terroristas ou irão encarar aniquilação", disse um comerciante que vive na região, Abu Omar, à agência de notícias Reuters.

CORPOS

As ações acontecem um dia após o Observatório Sírio de Direitos Humanos, grupo opositor sediado em Londres, informar que cerca de 200 corpos foram enterrados em valas comuns em Daraya, no subúrbio de Damasco.

Segundo a entidade, pelo menos 370 pessoas morreram em toda a Síria neste domingo. O balanço é impossível de ser confirmado por fontes independentes pelas restrições impostas pelas autoridades sírias à imprensa.

À sudoeste da capital da Síria e próxima do aeroporto militar Meze, Daraya era um dos pilares de apoio à oposição na região metropolitana de Damasco.

O governo de Bashar Assad iniciou uma ofensiva à cidade no início da semana porque rebeldes haviam estabelecido um grande arsenal dentro da cidade.

Tropas do governo cercaram o bairro e criaram postos de controle, impedindo a entrada de alimentos e outros suprimentos, disseram moradores. A eletricidade, a internet e o serviço de telefone foram cortados.

No meio da semana, centenas de soldados sírios entraram na cidade, apoiados por tanques e caminhonetes com metralhadoras. Soldados e milicianos do governo inicialmente enfrentaram forte resistência do Exército Livre Sírio, mas retomaram o controle de Daraya na sexta.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760