25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 28 de Junho de 2012, 09:10 - A | A

Quinta-feira, 28 de Junho de 2012, 09h:10 - A | A

Prédio da Câmara de VG não possui escritura e dificulta construção de gabinetes para acomodar novos parlamentares em 2013

Na próxima legislatura a Câmara de Vereadores de Várzea Grande irá aumentar de 13 para 21 o número de parlamentares.

por Lucione Nazareth & Rojane Marta/VG Notícias

 

Na próxima legislatura a Câmara de Vereadores de Várzea Grande irá aumentar de 13 para 21 o número de parlamentares. O aumento de vagas é regulamentado pela Emenda Constitucional de número 58, a qual determina que a quantidade de representantes nas Câmaras municipais deve ser proporcional ao número de habitantes de cada cidade.

No entanto, mesmo faltando apenas seis meses para encerrar a atual legislatura e na próxima aumentar oito vagas – consequentemente oito gabinetes, até hoje o presidente da Casa, vereador Antônio Gonçalves Pedroso de Barros – o Maninho de Barros (PSD) não se preocupou em elaborar um projeto para aumentar o espaço físico do local para instalar os novos membros.

Em entrevista ao VG Notícias, Maninho disse que já pediu um levantamento junto com a Secretaria de Infraestrutura do município para primeiro regularizar a escritura do local. Ou seja, nem escritura o prédio da Câmara possui.

“A Câmara de Vereadores não possui escritura, não sei como foi feito o local aqui. Já estamos fazendo um levantamento para primeiro fazer a escritura e depois elaborarmos o projeto de construção”, relatou o vereador.

Indagado sobre as acomodações dos 21 vereadores em 2013, caso não der tempo de realizar as adequações na Câmara, Maninho disse que terá que improvisar. “Caso não de tempo, não sei, vamos dividir gabinete, ai agente vai ver o que vamos fazer”, citou.

Vale lembrar, que mesmo sem escritura, o prédio já passou por três reformas, isto somente nesta legislatura. Uma em 2009, outra recentemente para instalar uma agência do banco Sicoob e outra, também recentemente para “mudar” o visual da recepção da Casa.

Escritura – Conforme a diretora da Câmara dos Vereadores, Lorineide Trindade Inhan, a regularização da escritura era para ter sido feita na gestão do ex-presidente, o vereador Wanderley Cerqueira (PSD), porém, na época, alguns documentos foram extraviados e não foi possível a viabilização da escritura do local.

“Esta questão da escritura, era para ter sido feita na gestão do Wanderley, mas naquela época alguns documentos não foram encontrados e não pode ser feito este procedimento. Agora, foi constatada que estes documentos não haviam sumido e então estamos realizando este processo agora”, relatou Lorineide.

Segundo ela, os técnicos da Sinfra já estão fazendo as devidas medições do local para fazer a escritura da Câmara. “Os técnicos da Sinfra já estão fazendo as medições do local, para que com essas medições podemos dar entrada na escritura”, argumentou a diretora.

Outro ponto a observar é que irá levar um bom tempo até que as adequações fiquem prontas, visto que primeiro terá que fazer as medições, após, dar entrada na escritura, elaborar o projeto, aprovar o projeto, recolher os encargos para então executar a obra. Com isso, pode não dar tempo da obra ficar pronta para que os novos vereadores ocupem suas cadeiras na Casa em 2013.

Câmara dos Vereadores - A estrutura da Câmara de Várzea Grande, que fica situada ao lado da prefeitura, foi instalada efetivamente em dezembro de 1.992.

Desde 1949, quando foram eleitos os primeiros vereadores no município, a instalação era na avenida Couto Magalhães, em lugares modestos. Por várias vezes houve necessidade de mudanças, pois até então os recursos eram insuficientes para a aquisição de sede própria.

Com a industrialização e o aumento da receita o “projeto da casa própria”, sonhado por muitos, foi aos poucos se tornando realidade, se concretizando na 11ª Legislatura 89/92, que tinha como presidente da Casa, o vereador Benedito Pinto da Silva, e o prefeito na época era Carlos Augusto de Arruda Gomes.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760