25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 09 de Março de 2015, 08:36 - A | A

Segunda-feira, 09 de Março de 2015, 08h:36 - A | A

Dilma volta a se reunir com líderes da base para se aproximar do Congresso

Na semana passada, líder do governo negou que haja 'crise' na base

G1.com

Em mais um gesto para mostrar à base de que deseja se aproximar do Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff receberá no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (9) os líderes aliados no Senado, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência.

O encontro é o segundo em um intervalo de cinco dias. Na semana passada, Dilma se reuniu com os líderes na Câmara e no Senado. A expectativa é que nessas reuniões ela apresente aos parlamentares os projetos prioriários do governo – como os que estão inseridos no plano de ajuste fiscal –, ouça deles como deverá ser o andamentos das propostas no Legislativo e delimite margens de negociação.

As reuniões com os líderes começaram um dia após o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), devolver ao governo a medida provisória 669/2015 que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas. Para garantir a aprovação do texto, a medida foi reenviada pelo Planalto em formato de projeto de lei com pedido de urgência.

Os encontros com deputados e senadores dos partidos aliados no Palácio do Planalto, porém, começaram há algumas semanas. Responsável pela interlocução do governo com o Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, participou de rodada de conversas com parlamentares das legendas da base para explicar as medidas de ajuste fiscal do governo e pedir apoio na votação delas.

No último dia 2, Dilma ofereceu jantar ao PMDB no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, do qual participaram ministros e parlamentares da legenda, além do vice-presidente da República, Michel Temer. Presidente nacional do partido, ele disse após o encontro que Dilma se reunirá semanalmente com os partidos que compõem o governo.

Líder nega 'crise'

Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) negou que haja crise na base aliada. Após participar de reunião com a presidente Dilma e líderes no Palácio do Planalto, porém, Guimarães afirmou que o momento é de "pacificação" na relação entre ela e os deputados.

Consulta à base

Em meio a cobranças de partidos como o PMDB sobre a forma da presidente lidar com legendas que compõem a base, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), comentou na semana passada que a chefe do poder Executivo se comprometeu a discutir todas as futuras medidas provisórias, projetos de lei e medidas do governo com os líderes aliados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760