08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Maio de 2016, 22:26 - A | A

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016, 22h:26 - A | A

E ALERTA SOBRE IMPOSTO

Taques não concede RGA aos servidores do Estado

"Se não formos capazes de diminuir as despesas na velocidade e no volume necessário, seremos obrigados tratar do aumento de impostos”

Edina Araújo/VG Notícias

Em rede social (Facebook), o governador Pedro Taques (PSDB) resolveu explicar aos internautas o motivo de não pagar os 11,28% referente ao Reajuste Geral Anual (RGA), aos servidores públicos do Estado. Segundo ele, o pagamento do RGA implicaria em um acréscimo de mais de R$ 628 milhões com a folha de pagamento até dezembro deste ano.

Taques iniciou justificando o anúncio que fez na semana passada, sobre não conceder o reajuste aos servidores, apontando que as despesas aumentaram em 230% nos últimos anos, enquanto a receita do Estado aumentou apenas 170%. 

Ele apontou que das 141 leis de carreira aprovadas, 83% tiveram impacto financeiro direto nas contas do governo. Para ele, os aumentos desordenados, sem estudo de impacto financeiro, acabaram extrapolando os limites da lei, que passa a barrar investimentos quando os gastos com pessoal superam 49,2%.

De acordo com o tucano, Mato Grosso já está na “casa” dos 50% com gastos na folha e precisa reduzir o percentual. Caso contrário, diz, sofrerá sanções que inviabilizará a administração estadual porque compromete, inclusive, repasses federais.

“O prejuízo tem que parar. O Estado deve caber dentro dos recursos que o cidadão lhe dá, por meio de impostos. Se não formos capazes de diminuir as despesas na velocidade e no volume necessário, seremos obrigados tratar do aumento de impostos”.

Taques destacou que até agora, não falou em aumentar impostos. “Estamos cortando na carne desde 2015. Continuamos revisando contratos, cortando cargos e despesas de custeio. A meta é economizar 25% do custeio. Tudo isso para honrar o primeiro de todos os compromissos: salários em dia”.

Pedro Taques disse que o governo tem contingenciado outros compromissos para honrar o pagamento da folha, que é a prioridade número um do governo. “Atrasar salário não é bom pra ninguém, inclusive para a economia local”.

“Caro servidor, é preciso que se reconheça que 25 das 27 unidades da federação não irão conceder o Reajuste Geral Anual (RGA) por conta da grave crise na economia brasileira. Sem contar com aqueles que estão com salários dos servidores atrasados, pagamentos feitos de forma parcelada e mudanças nas datas de pagamento para tentar equilibrar as contas públicas. O que não é o nosso caso. Precisamos melhorar. Vamos melhorar com muito trabalho que ainda temos pela frente. Como sempre, estou pronto para o bom debate de ideias e soluções”, finalizou o debate.

Internauta - O debate no Facebook teve mais de 2,2 curtidas, 248 compartilhamentos, entre defesas do governador e críticas.

Uma das internautas disse: “Não tem mais meu voto. Quem é de fora não sabe o que está acontecendo aqui dentro do Estado. O governador renegou o servidores, mas beneficiou os MPE e Tj. Esse é o problema que está causando tamanha revoltada. O arroxo deveria ser para todos, mas aqui em Mato Grosso os amigos do rei estão muito bem obrigado”.

“Governador, o Sr tem que ser Presidente algum dia, sem demagogia nenhuma falo isso. NUNCA vi um político fazer uma explanação com tamanha clareza e sem aquele blá blá blá que nós, infelizmente, acabamos vendo por aí. Aliás, nunca vi nenhum político explicando com clareza sobre coisa alguma. Claro tem suas exceções mas infelizmente são pouquíssimas. O sr, além de conhecimento técnico, tem caráter. É disso que precisamos. Não sou de Mato Grosso, porém moro em Cuiabá devido ao meu trabalho. Como eu queria que o lugar onde nasci tivesse um gestão como esta. Continue com este trabalho Excelência!”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760