25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Quarta-feira, 14 de Maio de 2014, 08:58 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2014, 08h:58 - A | A

Após anos de ouro em campo, ídolos caem na fervura do caldeirão do Fla

Demissão de Jayme de Almeida amplia episódios que evidenciam as dificuldades enfrentadas por ex-jogadores ao assumirem cargos no clube

globoesporte

Zico, o maior ídolo do Flamengo, não resistiu. Júnior, o jogador que mais vezes vestiu a camisa rubro-negra, com 876 partidas, tampouco. E foi assim com tantos outros. Craques, nomes consagrados que elevaram o clube enquanto estiveram em campo, mas quando chamados para o trabalho dentro dos muros da Gávea como dirigentes ou treinadores caíram na fervura do caldeirão rubro-negro e sofreram queimaduras. O caso mais recente tem Jayme de Almeida como figura central e encorpa a série de episódios que fazem dessa relação uma sina.

Demitido na última segunda-feira via imprensa, Jayme se viu na pele de Andrade. Quatro anos antes, era o Tromba quem remoía uma dispensa pouco tempo depois de uma conquista nacional. No caso, o Brasileiro de 2009. Jayme ganhou a Copa do Brasil do ano passado e o Carioca de 2014. Mas pesaram contra ele a eliminação na primeira fase da Libertadores e um início ruim no Brasileirão. Sai magoado. Ney Franco, que será apresentado nesta quarta-feira, assume.

O roteiro quase sempre é o mesmo: da chegada com festa e respaldo pela história no clube à saída com crise e rancor. Os casos de Zico e Júnior são os mais emblemáticos. O Maestro foi treinador do Flamengo em dois momentos. Entre 93 e 94, logo depois de encerrar a carreira, e em 97, quando substituiu Joel Santana. As passagens foram discretas. Em 2004, assumiu a função de gerente de futebol na gestão do então presidente Márcio Braga. A experiência foi frustrada. Por discordâncias com dirigentes, o ídolo abandonou o cargo na Fla-Futebol, órgão criado na ocasião para profissionalizar o departamento.

Cada caso é um caso. No meu caso, as pessoas não queriam o que a gente fazia, que limitaria os dirigentes não profissionais, e começaram a jogar contra, mas contra mesmo. De torcer para cair para a Segunda Divisão, como cheguei a ver gente que falava isso. As pessoas jamais pensam na instituição. No nosso caso, e nosso digo o meu, Zico, Andrade, Jayme, nós temos sentimento, amor pela instituição, passamos mais de 20 anos da nossa vida ali, sabemos a dimensão que o clube tem. Não é só questão financeira. Muitos chegam, ficam dois, três meses, saem e não estão nem aí. A gente tem envolvimento de família, é muito maior do que as pessoas acham ou pensam. Se fizeram o que fizeram com o Zico, acho que qualquer um que estiver ali sendo ou não ex-jogador, por serviços prestados, pode passar por essa – disse Júnior, que hoje é comentarista da TV Globo.

Zico aceitou trabalho semelhante ao do amigo em 2010, mas deixou o clube pela porta dos fundos e em crise com a presidente Patricia Amorim. O Galinho sofreu imensa pressão com questionamentos ao seu trabalho como diretor executivo de futebol. Alvo de inquérito por denúncias de irregularidades na assinatura do contrato do Flamengo com o CFZ que estabelecia série de parcerias, o eterno camisa 10 entrou em choque com a gestão e teve Leonardo Ribeiro, Capitão Léo, presidente do Conselho Fiscal na época, como principal opositor. Zico também trocou farpas com Vanderlei Luxemburgo, que comandava o time.

Tempos depois, no fim de 2012, seu apoio seria o principal pilar da campanha vitoriosa de Eduardo Bandeira de Mello nas eleições. A relação, no entanto, não evita as críticas do Galinho à diretoria. O maior ídolo da história do Rubro-Negro disse que o vazamento da queda de Jayme antes mesmo da confirmação oficial do clube foi um dos fatores que mais o incomodaram. O ex-camisa 10 também apontou falhas no planejamento do futebol do clube.

Assim como Zico, Júnior apoiou a campanha da Chapa Azul, mas reprovou a condução da saída de Jayme.

Não esperava dessas pessoas que estão lá, que se mostraram educadas, com cabeça diferente de outros dirigentes, ter uma posição como essa. O cara pode não entender de futebol, mas de relação humana entende muito menos. O tratamento dado ao Jayme tem muita semelhança com o que foi dado ao Andrade. Eles (dirigentes) que deveriam falar. Dizem que ex-jogador não está preparado, como se todo mundo fosse catedrático, e o clube continua com os mesmos problemas há muitos anos.

Auxiliar de Jayme de Almeida desde setembro do ano passado, Cantarele também foi demitido. O ex-goleiro é mais um que não entende como nem mesmo a geração mais vitória da história do clube consegue ter suporte e estabilidade para desenvolver projetos como treinadores ou dirigentes.

- Eu já parei para pensar um monte de vezes nisso. É um pouco de cada coisa. Esperam um retorno muito rápido, às vezes leva tempo. Isso não acontece na Europa. O ídolo é preservado de uma forma ou de outra. Aqui fica muito exposto. Não é em relação ao meu caso, mas de uma forma geral. Eu ainda não achei uma razão, não sei o motivo. Penso muito, analiso. Aquela vez do Zico fiquei perplexo, assustado, da forma como aconteceu.

E não é só a geração mais brilhante do Flamengo que sofre com gestões complexas no clube. O ex-meia Zinho e o ex-lateral Jorginho, que passaram a jogar no time profissional rubro-negro a partir da metade da década de 80, também viveram experiências difíceis no clube.

No último ano da gestão de Patricia Amorim, Zinho assumiu o cargo de diretor de futebol e não teve vida fácil. Coube a ele tentar administrar as indisciplinas de Ronaldinho Gaúcho, que deixou o clube via ação judicial. O tetracampeão também esbarrou em dificuldades financeiras e viu dirigentes tentarem contratar jogadores sem que fosse consultado. Zinho também apostou na tentativa de recuperar o atacante Adriano, mas jogou sozinho. O Imperador não abraçou a ideia. Com a chegada de Eduardo Bandeira de Mello, o ex-meia deixou o clube e não aceitou o convite para ser gerente de futebol subordinado do diretor Paulo Pelaipe, demitido na última segunda-feira.

orginho foi o primeiro técnico escolhido pela gestão de Bandeira de Mello, mas quase não durou no cargo. Ganhou a chance de treinar o Flamengo por ser uma alternativa mais barata. O fato de ser ex-jogador do clube pesou a favor dele, mas os resultados ruins logo provocaram a demissão.

Na avaliação de Júnior, a série de episódios só afasta aqueles que têm interesse na recuperação e no crescimento do clube.

- Certamente. Cada episódio desse diminui alguma coisa. Ninguém quer passar por isso. O que o Jayme sofreu não é simplesmente uma demissão. É um negócio muito maior do que isso. O dia todo foi humilhado, sacaneado. O torcedor do Flamengo está com ele, mas os torcedores de outros clubes colocam pilha. A mulher lê, o filho lê, o neto lê. Não é legal para nenhum profissional. Não é porque é com um amigo nosso de mais de 40 anos, não. É o tratamento como pessoa. É bastante complicado. Acho que tem gente por trás disso, atitudes como essa são de pessoas que vivem no futebol. Sabem que com duas vitórias pode ficar banal e cair no esquecimento. Não é o pensamento que conheci de Eduardo Bandeira e do Wallim Vasconcellos, que tive mais contato e conversa. Não me parecem gente de agir dessa forma. É gente que naturalmente os influenciou ou outras pessoas para tomar uma decisão dessas. Seria muito simples ligar e dizer que mudaria. Isso faz parte. A gente vê toda hora. Isso faz com que esfrie bastante a relação entre a instituição e a rapaziada que trabalhou (ex-jogadores). Penso que a instituição está acima de qualquer um, sobretudo daqueles que passaram pouco tempo e fizeram pouco pelo clube - frisou o Maestro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760