25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Sexta-feira, 07 de Junho de 2013, 08:49 - A | A

Sexta-feira, 07 de Junho de 2013, 08h:49 - A | A

Ameçado de não ir à Copa, Portugal pega Rússia. Itália visita Rep. Tcheca

Portugal tem Cristiano Ronaldo, mas também um pepino daqueles para resolver.

Globoesporte

Portugal tem Cristiano Ronaldo, mas também um pepino daqueles para resolver. Em terceiro no Grupo F das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, a seleção lusa tem nesta sexta-feira um confronto direto pela única vaga direta ao Brasil que a chave possibilita: contra a líder Rússia, a partir das 16h45m (de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa. O SporTV transmite o jogaço, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

A segunda colocação dá o direito de disputar a repescagem, mas a equipe do craque do Real Madrid sequer teria esta chance se as eliminatórias acabassem hoje. Quem vem atrás dos russos é Israel, com 11 pontos e saldo de sete gols, mas que só voltará a campo em setembro, contra o Azerbaijão. A seleção de Fabio Capello tem 100% de aproveitamento - soma 12 pontos em quatro jogos -, o que torna a missão dos lusos, com 11 pontos e saldo quatro gols, ainda mais delicada.

Os portugueses fazem campanha muito irregular nas eliminatórias, com direito a uma derrota, justamente para a Rússia, por 1 a 0, em Moscou. Vitórias apenas contra as modestas seleções e Luxemburgo e Azerbaijão (duas vezes). Ainda houve empates com norte-irlandeses e israelenses.

Em nenhuma destas partidas, no entanto, a equipe do técnico Paulo Bento não demonstrou bom futebol. Nem mesmo o astro Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, tem conseguir brilhar. Com isso, a seleção portuguesa é a maior interrogação quanto às seleções de destaque nos últimos anos no futebol mundial.

Portugal pelo 'sprint final'

Para o jogo desta sexta, a seleção portuguesa tem um desfalque importante: o zagueiro Pepe, que está suspenso. O substituto do defensor alagoano deverá ser Luís Neto, formando dupla com Bruno Alves, recém-contratado pelo Fenerbahçe. Outra dúvida de Paulo Bento é se escala o meia Nani desde o início da partida. Caso o jogador do Manchester United não seja escalado para o jogo, quem entra na sua vaga é o meia Danny, que formará trio ofensivo com Hélder Postiga e o capitão Cristiano Ronaldo, que prometeu um esforço extra em campo.

- Os jogadores têm tido uma temporada muito desgastante, mas sabemos que este é o sprint final. Depois vamos para as férias e, portanto, os jogadores estão motivados mentalmente e fisicamente para esse sprint final. Estou confiante de que sexta-feira estaremos todos 100% para vencer o jogo - disse o astro do Real Madrid.

No lado da Rússia, o técnico Fabio Capello tratou de minimizar a pressão sofrida por Portugal e sabe que o confronto tem tudo para ser difícil pela obrigação de vitória do rival. Perguntado se teria sentido uma Copa do Mundo sem a presença de Cristiano Ronaldo, o italiano foi taxativo:

- Estamos falando de um jogo contra Portugal, que  é um país, uma nação, e não um jogador. O que faz sentido é perguntar por uma eventual ausência de Portugal no Mundial, e não pela ausência de Cristiano Ronaldo - sentenciou o treinador, que não terá os atacantes Artyom Dzyuba e Aleksandr Kokorin, lesionados.

Itália com 'teste de luxo' antes das Confederações

Outra grande seleção do continente, a Itália já tem encaminhada a sua situação no Grupo B. Soma 13 pontos e tem um jogo a menos do que a Bulgária, segunda colocada na chave. O terceiro será justamente o adversário desta sexta: a República Tcheca, em Praga, a partir das 15h45m (de Brasília). O SporTV também transmite o jogaço ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Um resultado positivo deixará a classificação quase garantida, faltando quatro rodadas para o fim das eliminatórias. No dia 16, a Azzurra já estreia na Copa das Confederações, contra o México, no Maracanã, pelo grupo A da competição, que ainda tem Brasil e Japão.

O elenco relacionado para o jogo é o mesmo que virá ao Brasil. No time titular, Prandelli deve usar força máxima, diferente do que aconteceu em amistoso na semana passada contra San Marino, vencido pelos italianos por 4 a 0. Assim, o zagueiro Andrea Barzagli, recuperado de uma tendinite, deverá ser escalado desde o início. Ao lado dele, é provável que estejam pilares dos tetracampeões mundiais, como Gianluigi Buffon, Andrea Pirlo e Mario Balotelli.

- O jogo de Praga pode ser decisivo para esta seleção, por se ganharmos, reservamos um lugar no Brasil, mas é preciso ter muito cuidado, por que uma derrota pode nos causar muitos problemas - alertou o zagueiro Leonardo Bonucci.

Para os tchecos, o jogo é praticamente de vida ou morte, já que uma vitória embolará a chave, porém dificilmente fará a seleção do país almejar algo que não seja um lugar na repescagem, como chance final para garantir uma vaga na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

- Sabemos que é um jogo crucial para nós. Ganhar seria ideal. Caso contrário ficaremos em uma situação extremamente complicada - afirmou o goleiro Petr Cech, titular absoluto da seleção e nome certo do técnico Michal Bilek.

Suécia, de Ibra, e Bélgica, de Hazard, também em campo

Em Bruxelas, a Bélgica irá procurar manter-se na ponta do Grupo A e acabar com as esperanças da Sérvia, às 15h45m (de Brasília). Com 16 pontos, os "diabos vermelhos" dividem a liderança da chave com a Croácia, enquanto os sérvios somam apenas sete. Ausência na final da Liga Europa entre Chelsea e Benfica, o belga Eden Hazard está recuperado, mas tudo indica que ele começará no banco de reservas.

Com a Alemanha já fora de alcance, Áustria e Suécia chegam ao duelo em Viena empatadas no segundo lugar do Grupo C, com oito pontos, sonhando com a repescagem. A pressão maior reside no lado austríaco, mandante, e que ainda visitará os alemães, líderes com 16, até o fim da campanha. O centroavante Zlatan Ibhaimovic segue como a maior ameaça dos suecos, mas o técnico Marcel Koller alertou que há outros jogadores perigosos, destacando o meia Kacaniklic, do Fulham.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760