06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2016 Sábado, 22 de Outubro de 2016, 13:21 - A | A

Sábado, 22 de Outubro de 2016, 13h:21 - A | A

Segundo Turno

Na Rádio, debate entre Emanuel Pinheiro e Wilson Santos foi marcado por trocas de acusações

Redação VG Notícias com G1

Os candidatos a prefeito de Cuiabá no segundo turno, Emanuel Pinheiro (PMDB) e Wilson Santos (PSDB), trocaram acusações e “alfinetadas” durante debate realizado neste sábado (22) pela Centro América FM.

Pinheiro começou perguntando sobre a suposta pressão feita por Elias Santos, irmão de Wilson Santos, então presidente da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat), para que os servidores comparecessem a um evento político do PSDB, por suposta determinação do governador Pedro Taques (PSDB) sob pena de serem exonerados.

Emanuel Pinheiro fez a seguinte pergunta: "O ato esteve na sua agenda oficial e ocorreu. O senhor teve conhecimento antecipado dessa coação? Isso aconteceu só na Metamat? O senhor acha que o governador acertou ao demitir o seu irmão? O senhor acha que terá os votos dos servidores coagidos?"

Wilson, por sua vez, disse que o governador agiu certo ao demitir o irmão dele do cargo e que ninguém está acima da lei. Ele relembrou um suposto episódio ocorrido em 2010, na campanha à reeleição do então governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). À época, houve acusação de que os servidores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) tinham sido convocados para um evento político e que, na ocasião, teria supostamente ocorrido compra de votos. A denúncia de compra de votos foi arquivada pela Justiça Eleitoral.

Os dois candidatos são deputados estaduais. Wilson Santos exercia a função de líder do governo Pedro Taques na Assembleia Legislativa, enquanto Emanuel Pinheiro faz parte da bancada de oposição à atual administração.

Outro assunto discutido foi a Revisão Geral Anual (RGA) sobre os salários dos servidores públicos estaduais, cujo percentual concedido foi menor que a correção da inflação e de forma parcelada, e o escalonamento de salários. A questão foi levantada pelo candidato Emanuel Pinheiro, ao criticar os cortes feitos pela atual gestão. Wilson, então, comentou as medidas recentes anunciadas pelo presidente da República Michel Temer, do PMDB, mesmo partido do candidato.

No decorrer do debate, Wilson chamou Emanuel Pinheiro de inexperiente e estagiário. "É preciso ter experiência para assumir a Prefeitura de Cuiabá. Não sabe e não se preparou para ser prefeito de Cuiabá. Cuiabá não vai ser laboratório para inexperientes", declarou. Wilson Santos foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos.

Em contrapartida, Emanuel o classificou de o candidato da desesperança e o criticou. "A experiência que o senhor teve na prefeitura de Cuiabá eu não quero ter. Nós queremos sepultar esse passado, que abandonou Cuiabá", afirmou.

O candidato do PMDB acusou o adversário de mentir nas campanhas eleitorais. Por causa disso, foi concedido pela produção do debate o direito de resposta ao candidato do PSDB. "Houve uma agressão a mim e sempre é assim. Eu já comecei sendo agredido. O meu marqueteiro em 2004 e em 2008 foi o atual marqueteiro do senhor, sempre tratei as coisas com a verdade", disse.

Outro direito de resposta foi concedida a Emanuel Pinheiro diante de uma crítica do outro candidato ao Fundo de Aposentadoria Parlamentar (FAP), por meio do qual o peemedebista recebe uma pensão referente à atuação como deputado.

"Wilson Santos querer falar em decência? Dante de Oliveira recebeu o FAP e é indecente? Ele contribuiu para o FAP. Não é uma aposentadoria. É uma previdência", declarou.

Promessas - Até abril de 2019, quando Cuiabá completará 300 anos, o candidato Wilson Santos se comprometeu, caso seja eleito para o cargo, inaugurar o novo Pronto Socorro de Cuiabá, entregar pelo menos uma de três avenidas previstas no programa de governo, concluir pelo menos um bloco da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cuiabá, entre outros projetos.

Já Emanuel Pinheiro se propôs, caso eleito, a entregar duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos bairros Jardim Leblon e Verdão; o novo Pronto-Socorro de Cuiabá e o novo hospital Materno Infantil. Também prometeu fazer uma nova licitação para a concessão do transporte coletivo.

O debate, mediado pelo jornalista Aldair Santos, iniciou às 7h e teve a duração de duas horas. Foram seis blocos, sendo cinco blocos para discussão e um para as considerações finais.

Os tempos de participação dos candidatos foram os mesmos em todos os blocos.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760