06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Terça-feira, 18 de Setembro de 2012, 14:15 - A | A

Terça-feira, 18 de Setembro de 2012, 14h:15 - A | A

Candidatos a prefeito de VG debatem propostas de governo; Novamente, Lucimar deixa de comparecer ao “embate”

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

Na noite de ontem (17.09) os candidatos a prefeito de Várzea Grande, tiveram mais uma oportunidade de debater suas propostas. Os acadêmicos de duas universidades da cidade, juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande (Acivag) promoveram um debate entre eles.

Dos cinco candidatos, o evento contou com a participação de quatro, sendo que novamente, Lucimar Campos (DEM) deixou de comparecer ao “confronto” – completando assim, três “embates” que a democrata não participou. Compareceram ao debate os candidatos: Edson Ribeiro (PPL), Milton Dantas (PSOL) Tião da Zaeli (PSD) e Walace Guimarães (PMDB). O evento foi dividido em dois blocos, com três minutos para cada um responder as perguntas formuladas pelos universitários.

O primeiro bloco foi destinado para os candidatos apresentar suas propostas e planos de governo. O segundo bloco foi destinado às perguntas, divididas em seis temas: assistência social, transporte, segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento urbano.

Assistência Social - No tema assistência social, o prefeito e candidato a reeleição “Tião da Zaeli”, contou um pouco dos programas que vem desenvolvendo a frente da Prefeitura nesse setor, como o Projovem Adolescente e Projovem Trabalhador. Zaeli disse que pretende investir muito na Educação, por meio da criação de escolas em tempo integral, com isso conseguirá diminuir o número de jovens que entram para a vida do crime.

Walace, Milton Dantas e Edson Ribeiro, também disseram que com a Educação pretendem diminuir o número de jovens na criminalidade. O peemedebista disse ainda, que deve investir muito mais em projetos sociais para os adolescentes, já Edson destacou que se eleito deve criar centro de convivência para os idosos além de investir na questão cultural e esportiva aos jovens.

Transporte - No setor do transporte, os quatro candidatos a prefeito defenderam o fim do monopólio do transporte público em Várzea Grande.

“Vamos acabar com o monopólio de uma única empresa de transporte coletivo em Várzea Grande. Vamos trazer a concorrência pública, novas empresas, mais ônibus que ofereça conforto e comodidade a população”, disse Walace.

“Iremos acabar com este monopólio do transporte público. Trazer para a população novos ônibus, veículos de qualidade, limpinhos e cheirozinhos”, relatou Miltão.

“Uma das nossas metas é a quebra do monopólio do transporte coletivo no município. Trazer novas empresas para atender a população com ônibus novos e de qualidade, além disso, vou municipalizar o transporte coletivo”, discursou Edson.

“Um das metas do nosso governo é acabar de vez com o monopólio desta empresa de ônibus em Várzea Grande, para levarmos à população um transporte melhor e de boa qualidade”, colocou Zaeli.

Os candidatos ainda têm todos como meta a desativação do Terminal André Maggi e a recuperação da malha viária da cidade.

Segurança Pública - Nesse tema foi abordada com bastante ênfase a questão da guarda municipal. Eles expressaram que tem como proposta aumentar o efetivo para garantir mais segurança aos moradores e nas escolas da cidade.

Edson Ribeiro foi mais além, prometeu que vai aumentar o efetivo para 1.000 guardas municipais, enquanto Zaeli disse que aumentaria em apenas 50 - número máximo que a folha de pagamento da Prefeitura conseguiria contemplar. Walace colocou que uma de suas metas do governo é criar várias bases comunitárias no município.

Saúde – Os três candidatos, Walace, Edson Ribeiro e Milton Dantas, mostraram que tem quase a mesma leitura sobre as necessidades na área da Saúde.

“Vamos criar mais leitos de hospitais, Programa Saúde da Família (PSF’s), e uma nova unidade do Pronto-Socorro. A saúde não é para empresa de medicamentos e hospitais particulares ganhar dinheiro, mais sim, para atender o povo”, disse Edson.

“Precisamos investir mais na saúde do município, criar mais leitos hospitalares, investir em PSF’s e construir um novo Pronto-Socorro”, colocou Walace, que ainda disse que tem como projeto abrir as portas do Hospital Metropolitano para a sociedade e com isso, desafogar o P.S.

“Irei investir mais na saúde do município, criar novos PSF’S na cidade, intensificando nos atendimentos preventivos, construir um novo Pronto-Socorro”, expressou Miltão.

Já Zaeli, voltou abordar a questão do repasse da saúde que o governo do Estado ainda, segundo ele, não repassou ao município. Citou que pretende humanizar o Pronto-Socorro de Várzea Grande e assim investir mais na unidade.

Educação - Os candidatos a prefeito durante o debate continuaram com pensamentos semelhantes nesse setor, como a colocação de escolas atrativas, investirem mais em creches, construção de novas escolas, nos profissionais da Educação e no ensino infantil.

Zaeli revelou o porquê de não ter investido mais nas escolas da cidade. “Nós fomos a Brasília conversar com o ministro da Educação para conseguir recursos para as escolas e ele disse que teríamos de apresentar todos os documentos das escolas para então liberar a verba”, disse Zaeli. De acordo com ele, mais de 80% das escolas de Várzea Grande foram construídas em terrenos invadidos e em nenhum momento foi comunicado aos reais donos.

Walace colocou como proposta que pretende abrir as portas das escolas nos fins de semana para a comunidade.

Edson Ribeiro relatou uma história de uma senhora que tem um neto preso em um presídio na Capital. “Uma senhora me disse que caso ela soubesse ler o filho dela não estaria preso no presídio do Pascoal Ramos, por isso temos que investir mais na educação”, relatou o candidato

Desenvolvimento Urbano - Nesse setor todos os candidatos disseram que vão investir muito mais, com vistas a Copa Mundo de 2014, que vai ser um ponto crucial para promover a cidade.

Eles colocaram que devem investir mais na parte de infraestrutura, como nas ruas e avenidas do município para desafogar o transito, e na malha viária para melhorar o fluxo de veículos.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760