25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012, 09:13 - A | A

Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012, 09h:13 - A | A

Apesar de várias denúncias de irregularidades nas eleições de VG, TRE marca para dia 18 diplomação dos eleitos

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

As várias denúncias de irregularidades ocorridas nas eleições de Várzea Grande não surtiram efeito nos tramites do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE). O tribunal marcou para o dia 18 de dezembro a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano na “Cidade Industrial”.

Desde o fim das eleições na cidade, foram feitas várias denúncias de irregularidades, que questionam a lisura do pleito. Uma das primeiras denúncias levantadas ocorreu no dia da eleição (07 de outubro), onde, três eleitores não puderam votar, porque outras pessoas já haviam votado no lugar deles.

Quatro dias após o pleito – que elegeu Walace Guimarães (PMDB) como prefeito -, uma sacola contendo títulos de eleitores falsificados, carteiras de identidades falsas, além de comprovantes de votação, foram encontrados jogados debaixo de uma ponte no bairro Capela do Piçarrão. Mais uma sacola contendo os mesmos documentos, foi localizada no mesmo local sete dias depois.

Os documentos de identidade encontrados pelos policiais federais estavam incompletos faltando às fotos e assinaturas, enquanto que dos 27 títulos encontrados, somente sete estavam assinados e plastificados, além de todos terem sido emitidos na mesma data, apresentando indícios de falsificação. A polícia descartou que os mesmos teriam sido utilizados no dia da eleição. A notícia chegou a ganhar repercussão nacional, sendo tema de reportagem veiculado no Jornal Nacional da TV Globo.

Já na última quarta-feira (21.11) os advogados da Coligação Unidade Social Democrática – composta por dez partidos entre eles o DEM que tinha como candidata Lucimar Campos -, protocolaram no cartório da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, um documento formalizando denúncias ocorridas nas eleições.

No documento eles denunciam que mais de 100 eleitores que já faleceram tiveram os títulos de eleitores usados nesta eleição, fato que comprovaria que houve fraude no processo eleitoral. Os advogados Antonio Carlos Kersting Roque e Garcez Toledo Pizza, conseguiram juntar pelo menos 49 documentados que comprovam que os títulos dos eleitores falecidos foram usados no último pleito.

Ainda no início do mês, a coligação protocolou uma representação na 49ª Zona Eleitoral, solicitando a anulação do pleito eleitoral e a suspensão da diplomação do prefeito eleito Walace Guimarães, sob a alegação de que houve vários fatores que colocaram em risco a lisura na disputa em Várzea Grande.

Os candidatos Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD) e Lucimar Campos (DEM) chegaram a propagar ainda, após o pleito, que eles teriam conhecimento de ato de compra de votos realizado pelos concorrentes.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760