26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Economia Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013, 11:04 - A | A

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013, 11h:04 - A | A

Pecuaristas de MT esperam aumento na demanda de carnes no fim de ano

Apesar disso, custo de produção deve aumentar.

do G1 MT

Os pecuaristas de Mato Grosso esperam que a demanda pela carne bovina aumente no último trimestre deste ano. Devido o período festivo, a procura pelo produto aumentou no mercado interno e exterior. “Geralmente nesta época, em qualquer lugar do mundo há uma aumento no consumo e todos os setores produtivos da carne devem sentir este crescimento.

Desta vez, o principal aliado da bovinocultura será o maior número de compradores de fora do país, algo que já está sendo notado pelos pecuaristas”, explicou o secretário executivo do Sindicato dos Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Jovenino Borges. Segundo ele, o abate diário de bovinos deve crescer 10% entre novembro deste ano e janeiro de 2014. “A média de corte é de 18 mil cabeças por dia. Nós próximos três meses, esta média deve subir para 19,8 mil cabeças/dia. O que melhora também é rendimento financeiro dos criadores”, argumenta.

O superintendente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, também acredita no aumento da demanda. “A melhora do mercado externo será favorável ao setor produtivo do estado. No entanto, o custo de produção também aumenta nesta época do ano, o que não é muito favorável aos pecuaristas”, salienta.

Aves - O presidente da Associação Mato-grossense de Avicultores (Amav), Tarcísio Schroeter

disse que esta é a melhor época do ano para a venda de aves. “A demanda deve aumentar 10% frente a comercialização normal do ano. Um ponto favorável nesta edição é a supersafra de milho que fez reduzir os preços dos insumos, aumentando os rendimentos dos criadores”, pontua.

Suínos - Já o diretor-executivo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues de Castro Júnior, argumenta que o mercado da suinocultura está firme e deve continuar assim pelos próximos meses. “As vendas vão fluir naturalmente. Mas é certo que nesta fase do ano os negócios sempre melhoram”, disse.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760