25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016, 16:17 - A | A

Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016, 16h:17 - A | A

10 dias

TCE notifica Taques por não enviar R$ 15,8 milhões para Cuiabá

Redação/VG Notícias

Reprodução

Pronto-Socorro de Cuiabá

 

O Tribunal de Contas oficiou na quarta-feira o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário estadual de Saúde, João Batista Pereira da Silva, requerendo informações, no prazo de 10 dias, sobre providências que estão sendo tomadas em relação a ausência de repasse de recursos financeiros para o município de Cuiabá no valor de R$ 15,8 milhões. Também foram requeridas informações sobre as providências tomadas para minimizar a superlotação do Pronto-Socorro da Capital, em decorrência da paralisação do atendimento em unidades de saúde do interior.

Com a paralisação, o PSMC tem recebido cerca de quatro mil pacientes/mês de outras cidades. A notificação feita pelo presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim, foi motivada por documentação apresentada ao orgão pelo secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, em que narra a gravidade da situação e informa já ter encaminhado duas notificações extrajudiciais à Secretaria Estadual de Saúde, uma em 29 de julho e outra em 15 de setembro, cobrando repasse de recursos e solicitando providências para evitar o envio em massa de pacientes para o PSMC.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), também foi informado sobre o pedido de esclarecimentos. Antes de decidir sobre a questão, o conselheiro Antonio Joaquim determinou que fossem ouvidos o governador e o secretário estadual, enquanto signatários de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com o TCE-MT visando solucionar os problemas na área de saúde, entre eles atraso no repasse de recursos aos municípios.

O monitoramento do TAG já tinha identificado a situação de gravidade em Cuiabá e cobrado providências da Secretaria Municipal. Foi em razão desse monitoramento que o secretário Ary Soares informou as providências tomadas e as cobranças feitas ao governo estadual.

Na notificação extrajudicial do mês de julho, o secretário de Saúde de Cuiabá faz uma ampla narrativa da situação de gravidade, destacando a constância no atraso de repasse de recursos, que vem provocando déficit no custeio. Ele também apelou para que o Estado regularizasse o atendimento prestado pelas unidades de saúde do interior, de maneira a evitar a superlotação no PSMC.

Ary citou, principalmente, as demandas não atendidas nos hospitais de Cáceres, Poconé, Pontes e Lacerda, Colíder, Barra do Bugres, Diamantino e Sorriso. Quanto à notificação extrajudicial de setembro, a Secretaria Municipal pediu para a Secretaria Estadual de Saúde que, em 48 horas, efetuasse os devidos repasses financeiros que se encontram pendentes de pagamento, destinados à Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Programa de Urgência/Emergência e UTI, de Alta e Média Complexidade, UPA da Morada do Ouro, do Pascoal Ramos, entre outras.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760