25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 23 de Agosto de 2012, 08:35 - A | A

Quinta-feira, 23 de Agosto de 2012, 08h:35 - A | A

Silval Barbosa assina anteprojeto para reduzir emissão de gás carbônico

MTé liderança global em redução de CO2, de acordo com o diretor do IPAM

Mato Grosso é liderança global em redução de CO2, de acordo com o diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Daniel Nepstad. A afirmação foi feita durante a cerimônia de apresentação do anteprojeto que institui o Sistema Estadual de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). A minuta foi assinada nesta quarta-feira (22.08) pelo Governador Silval Barbosa e encaminhada para a apreciação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

De acordo com o governador, foram realizadas diversas reuniões com representantes governamentais, Ministério Público, sociedade civil e ONGs para chegar a este texto.“Fico feliz em ver que Mato Grosso avançou na redução do desmatamento e afirmo que o Estado está em alerta permanente. Por meio deste projeto vamos nos esforçar para mostrar ao pequeno, médio e grande produtor que é possível produzir com sustentabilidade", disse.

Durante a reunião, o diretor do IPAM apresentou dados que mostram a redução de emissões de carbono em Mato Grosso. Daniel Nepstad elogiou atuação do Estado e garantiu que o REED+ é um elemento fundamental de desenvolvimento. Segundo ele, este é um sistema de incentivo para países que conseguem reduzir o desmatamento e, deste modo, diminuir as emissões de CO2 na atmosfera. “Mato Grosso está com a faca e o queijo nas mãos, pois conseguiu reduzir em índices semelhantes com a Alemanha as emissões de CO2”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão, afirmou que a meta é a valorização da floresta em pé e incentivar o manejo sustentável no Estado. “Assim vamos reduzir ainda mais os gases que provocam o efeito estufa decorrente do desmatamento. Mato Grosso avançou muito nos últimos anos”, afirmou.

REDD

O conceito de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal), basicamente, parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal.

Nesta quinta-feira (23.08), das 9h às 18h, será realizado o seminário “REDD+ em Mato Grosso: rumo à implementação”, na Assembleia Legislativa. O evento tem como objetivo apresentar a proposta de funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso e discutir os potenciais benefícios climáticos e sociais, custos e fontes de financiamento para a sua implementação.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760