25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016, 13:36 - A | A

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016, 13h:36 - A | A

Parque Cristalino

Sema e parceiros retiram 20 toneladas de lixo de unidade de conservação

Grupo percorreu cerca de 80 quilômetros de barco pelo rio Teles Pires

Assessoria

Aproximadamente 20 toneladas de lixo foram retiradas da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Cristalino 1 e 2, em Alta Floresta. A ação foi realizada nos dias 10 e 11, durante a 5ª edição do Mutirão de Limpeza Anual do rio e contou com o apoio da unidade regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e parceiros, como prefeitura municipal, políticos locais, ribeirinhos, órgãos da administração pública e representantes da sociedade civil.

O grupo percorreu cerca de 80 quilômetros de barco pelo rio Teles Pires. Ao longo do trajeto foram encontrados fogão, garrafas PETs e de vidro, sacolas, banco de ônibus, sofá, ferragens, geladeira, entre outros. O servidor da unidade regional da secretaria Leandro Rodinei Brauwers explica que foram necessários 15 embarcações para fazer a retirada do lixo.  “É assustador a quantidade de resíduos que encontramos. O mais difícil é saber que as próprias pessoas jogam.”

Leandro destaca a importância de envolver a população no mutirão de limpeza. Ele entende que assim as pessoas poderão entender o significado que o meio ambiente tem para a vida delas e se conscientizar do quanto certas atitudes são prejudiciais à natureza. Ao longo desta semana uma equipe deixou o lixo em pontos estratégicos para a outra parte do grupo fazer a parte operacional mais pesada, que é o transporte. O lixo foi encaminhado para o aterro seco de Alta Floresta.

Sobre os parques

Os Parques Estaduais do Cristalino 1 e 2 são uma unidade de conservação da Sema. Juntos eles somam quase 185 mil hectares que abrangem os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, com rica biodiversidade da floresta amazônica. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760