25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015, 15:38 - A | A

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015, 15h:38 - A | A

Desmatamento

Sem licença, empresa Penta é multada em R$ 100 mil por degradação ambiental

A área fica nas proximidades do Tanque do Fancho

Redação com Secom/VG

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande autuou a empresa Penta Locação, proprietária da área vizinha ao Parque Ecológico Tanque do Fancho por degradação e por ausência de licenças. O terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados foi aterrado e teve o córrego, que corta a área e o Parque Ecológico, obstruído por entulho. A reportagem do VG Notícias já havia denunciado a empresa em abril deste ano, quando jogava entulho nas proximidades do córrego. Clique Aqui e confira matéria relacionada.

A secretária de Meio Ambiente, Helen Farias, explicou que o terreno foi embargado e o proprietário foi notificado e autuado em R$ 100 mil. “Essa área é uma Área de Preservação Ambiental, ou seja, uma APA. Qualquer intervenção precisa seguir critérios. O córrego jamais poderia ter sido aterrado. O proprietário não solicitou nenhuma licença e além das penalidades terá 20 dias para fazer o plano de recuperação da área degradada e desobstruir o córrego”.

O coordenador de fiscalização, Edipson Morbeck, disse que a fiscalização foi realizada no último dia 17. Conforme os autos, o proprietário justificou que a intervenção na área era apenas para edificação de um muro, já que a área estava “servindo de lixão”.

No entanto, o coordenador argumentou que o terreno estava sendo aterrado, “houve desmate, não foi requerida nenhuma licença. Essa é uma área muito sensível, têm animais silvestres e por isso requer muito cuidado”.

A secretária reforçou que todo empreendimento particular que necessitar de aterramento e limpeza de área tem que ter licença de localização, ou então licença especial, licença de instalação, licença prévia e licença de operação.

“Quem é vizinho de áreas de proteção os critérios são ainda mais rigorosos e os proprietários têm acesso à secretaria de Meio Ambiente onde podem esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres quando possuem áreas de preservação permanente e ou de preservação ambiental”.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760