25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012, 09:19 - A | A

Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012, 09h:19 - A | A

Programa de Governo contribui para agregação de valores em Mato Grosso

Das 195 empresas no Distrito Industrial de Cuiabá, 25 recebem incentivos pelo Prodeic

Assessoria/Sicme-MT

 

Depois de ocupar o lugar de maior produtor de grãos, Mato Grosso começa a caminhada rumo a uma nova etapa do desenvolvimento econômico, que é a agregação de valores à matéria-prima. O Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), tem 284 empresas incentivadas e contribui para essa transformação. Deste montante, 62% estão instaladas nos municípios polos e os outros 38% estão pulverizados em todas as regiões do Estado. Juntas, estas empresas geram cerca de 30 mil postos de trabalho diretos e 90 mil indiretos.

No Distrito Industrial de Cuiabá, das 195 empresas instaladas, 25 são incentivadas pelo Prodeic. A Trael Transformadores Elétricos, única fábrica do setor no Mato Grosso, é uma delas. Há 20 anos no mercado, se destaca entre as cinco melhores deste segmento no Brasil. Com uma produção de aproximadamente três mil transformadores por mês, a empresa gera 370 postos de trabalhos diretos.

Manter a fabrica funcionando em Mato Grosso não é uma tarefa fácil. O diretor- presidente, Marinaldo Santos, conta que se não houvesse o incentivo fiscal, a empresa se tornaria inviável economicamente. “Trazemos a matéria prima do Sul e Sudeste do Brasil e vendemos pelo menos 80% da produção para outros estados. Somente 20% de nossa produção é negociada em Mato Grosso. “O gasto com transporte é grande”, justificou.

A história da Trael começou em 1992. “Nesta época fazíamos somente a manutenção dos transformadores. “Começamos a fabricá-los em 2000 e encontramos muitas dificuldades”. Em 2004, a Trael foi enquadrada no Prodeic e, com isso, passou a ser mais competitiva e teve a oportunidade de concorrer com multinacionais instaladas no Sul e Sudeste do Brasil. Depois de incentivada, a empresa também aumentou em, pelo menos, sete vezes o número de empregos gerados. “Isso sem falar no crescimento da empresa. Hoje temos um parque industrial com três tipos de indústrias e muito bem equipado. Nossa meta é ser a melhor fábrica do setor no Brasil”, reforçou.

Assim como as outras 284 empresas incentivadas, para se manter no Prodeic, a Trael tem que cumprir todas as exigências do programa. As mais rígidas são as ambientais e sociais. Marinaldo conta que há um programa de reciclagem dentro de sua empresa muito abrangente. “Toda a sucata de madeira é reaproveitada e também reciclamos o aço, cobre, papelão e o plástico. O que ainda não temos condições de reciclar mandamos para uma empresa especializada em Goiás”.

Na área social, a Trael tem várias parcerias e convênios que garantem bolsa de estudos e apoio para os funcionários. O próximo sonho está perto de ser realizado. Marinaldo conta que haverá uma sala de aula dentro da empresa para que seja implantado o Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Trabalhamos para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso funcionário”.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760