04 de Maio de 2024
04 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 20 de Abril de 2024, 11:52 - A | A

Sábado, 20 de Abril de 2024, 11h:52 - A | A

Lucas do Rio Verde

Prefeito obriga autopeças e outros estabelecimentos de materiais recicláveis manterem registros de controle

A lei municipal busca combater receptação de bens roubados e furtados

Adriana Assunção/VGN

O prefeito do município de Lucas do Rio Verde (a 360 km de Cuiabá), Miguel Vaz Ribeiro sancionou a Lei nº 3.675/2024, que obrigas os estabelecimentos comerciais de materiais recicláveis e bens móveis usados de manter um registro completo de todas as suas entradas e saídas, contendo a identificação dos vendedores e compradores.

Conforme a lei, a identificação deve conter, mas não se limitar, o nome completo, CPF e telefone, além de descrição que seja capaz de individualizar, quando possível, o objetivo comercializado. “Considera-se bens móveis, não se limitando a estes, autopeças, eletrônicos, eletrodomésticos, fios de cobre, móveis, bicicletas e materiais recicláveis.”

O texto da lei cita, que os estabelecimentos deverão manter um sistema de controle que inclua um registro detalhado de todos os materiais recicláveis e bens móveis usados adquiridos e vendidos, incluindo data, quantidade, descrição dos itens e identificação do vendedor e comprador.

Segundo a norma, “o não cumprimento das disposições desta Lei acarretará penalidades conforme a seguir: advertência; multa de 1 UPF por objeto ou quilo de material sem registro; remoção dos produtos sem registro a critério do órgão fiscalizador; interdição do estabelecimento infrator, bem como, a suspensão temporária do alvará de funcionamento, a critério da autoridade fiscalizadora, em caso de reincidência ou descumprimento reiterado das obrigações. “No caso de advertência, o proprietário do estabelecimento terá o prazo de 60 (sessenta) dias para se adequar ao disposto da lei”.

Os estabelecimentos comerciais terão o prazo de 180 dias para se adequarem.

Leia também: Comércios de recicláveis de MT serão obrigados apresentar registros de controle

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760