06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2016, 22:43 - A | A

Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2016, 22h:43 - A | A

Combate a Dengue

Prefeita de VG lança Plano de Ação para combater o mosquito Aedes aegypit no município

O mutirão será lançado em 11 de fevereiro

Redação VG Notícias com Informação Secom/VG

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), irá apresentar no próximo dia 11, Plano de Ações Emergenciais no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypit. O lançamento do projeto será no Centro de Atendimento Especializado e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho- João Muleta (Antigo Dellanes Clube), às 15 horas.  O projeto irá envolver todas as pastas e a sociedade civil organizada.

 “Todos nós devemos estar unidos contra o mosquito, infelizmente as consequências estão aumentando de acordo com os dados da Saúde Pública. A microcefalia provocada pelo zika vírus está atingindo as nossas crianças e gestantes. Cada um é responsável para eliminar possíveis criadouros dentro de suas casas e o Poder Público traça esse grande Plano de Ação que vem a contribuir ainda mais na eliminação do mosquito. Várzea Grande está engajada nessa luta.”, disse a prefeita.

Segundo o secretario municipal de Saúde, Cassius Clay, serão 90 dias de ações intensas no município, com visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, limpeza e retirada dos bolsões de lixo, fiscalização dos 372 pontos estratégicos definidos pela Vigilância Municipal, limpeza de terrenos baldios, notificações a proprietários de terrenos não habitados sem limpeza, entre tantas outras ações contidas no plano.

“A execução do Plano de Ação foi dividida por setores da cidade e cada etapa terá uma duração média de 15 dias em cada região. O mutirão começa pelo Grande Cristo Rei. Haverá também serviço de controle químico por bomba costal e mobilização de conscientização. A ação  visa ainda recolher entulhos, galhadas e lixos. A meta é combater o mosquito Aedes Aegypti, bem como acabar com os criadouros do vetor. O cronograma de execução do Plano será divulgado no lançamento oficial”, explicou Clay.

Depois de encerrada a ação na região do Grande Cristo Rei, os próximos serão: Setor 02- Regiões do Centro de Várzea Grande, Pai André e Bonsucesso. Setor 03 - Regiões dos bairros Jardim Glória, Figueirinha, Nova Esperança e Mapim e Setor 04 - Regiões dos bairros São Mateus e Jardim Marajoara. Os setores foram divididos com base na população total do município de Várzea Grande, cerca de 200 mil habitantes. Em cada etapa serão visitados em média 30 a 40 mil imóveis.

“Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são os propagadores das informações, no entanto, nós moradores temos o dever e a responsabilidade de fazer esse trabalho de prevenção e eliminação do vetor”, enfatizou o secretario.

Cassius Clay informou ainda que foi criado um canal de comunicação para que a população possa fazer sua denúncia, sugestão, reclamação ou até mesmo esclarecer suas dúvidas. Além também de poder contribuir com o trabalho dos agentes de saúde em estar agendando um melhor horário para a visita pelo telefone 3688-3186. “Todos unidos iremos sem dúvida nenhuma vencer essa batalha contra o mosquito. Dados apontam que cerca de 90% dos criadouros estão dentro das residências, por isso a importância da contribuição e envolvimento de todos nesse momento de crise”, disse.

Dados - De acordo com dados do Sistema Nacional de Informação (Sinan) até o momento foram notificados 780 casos de zika vírus, 58 casos de dengue e nenhum registro de chikungunya, em Várzea Grande.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760