25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 05 de Julho de 2012, 08:45 - A | A

Quinta-feira, 05 de Julho de 2012, 08h:45 - A | A

Ministério da Saúde autoriza construção de mais 7 UPAs para MT

O Ministério da Saúde habilitou sete municípios de MT para receberem recursos para construção de Unidades de Pronto Atendimento(UPA 24h)

da Assessoria

 

O Ministério da Saúde habilitou sete municípios de Mato Grosso para receberem recursos para construção de Unidades de Pronto Atendimento(UPA 24h), com a finalidade de organizar e estruturar a rede de urgência e emergência no Estado. O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais com o funcionamento destas unidades, e evitar que casos que possam ser resolvidos nas UPAs, ou unidades básicas de saúde, não sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

A Portaria de nº 1.344 publicada no Diário Oficial da União, no dia 29 de junho, contempla os municípios de Chapada dos Guimarães, Juara, Peixoto de Azevedo, Confresa, Pontes e Lacerda, São Feliz do Araguaia e Tangará da Serra. Cada município receberá R$ 1.400.000,00. A secretária-adjunta de Atenção à Saúde, Oliani Nouey Machado Godoy, explicou que atualmente a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) trabalha no novo modelo de organização das Redes de Atenção à Saúde. O modelo da rede de urgência e emergência do Estado tem a aprovação do Ministério da Saúde e está organizada de forma regionalizada e sua estrutura de abrangência vai contemplar os 141 municípios.

"As UPAs vão funcionar 24 horas por dia e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem na estrutura o atendimento em Clínica Médica e Pediatria, bem como os recursos necessários de apoio diagnósticos tanto por imagem quanto para exames laboratoriais para os casos de urgência”, explica Oliani ao lembrar ainda que “o atendimento ao Usuário do SUS [Sistema Único de Saúde] na UPA será feito pelo médico de forma imediata e após o diagnóstico, o médico analisa se será necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas na UPA ou até mesmo regular para um serviço de referência se o caso for complexo”.

A UPA é um dos componentes da rede de atenção as urgências e funcionará integrada com o sistema de apoio do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu 192). O Ministério da Saúde já aprovou também o projeto de implantação do Samu 100% no Estado. ”Os serviços de atenção às urgências passam a integrar todos os serviços da Rede SUS de forma organizada e cada um desempenhando seu papel e atribuição”, finalizou.

Com a aprovação destas sete novas unidades, o Estado de Mato Grosso possui 18 UPA 24h. Já em fase de implantação, as demais UPAs estão distribuídas nos seguintes municípios: Cuiabá (2 unidades), Várzea Grande (1), Rondonópolis (1), Primavera do Leste (1), Barra do Garças (1), Juina (1), Sorriso (1), Sinop (1), Alta Floresta (1), Cáceres (1).

Projetos em análise pelo Ministério da Saúde de UPA ampliada: Cuiabá(1), Várzea Grande(1), Diamantino(1).

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760