08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 04 de Abril de 2016, 17:44 - A | A

Segunda-feira, 04 de Abril de 2016, 17h:44 - A | A

Cidadania

Lucimar Campos entrega uniformes e reforça a importância do projeto ETA em VG

O projeto Escola em Tempo Ampliado tem como objetivo contribuir para melhoria da qualidade de educação

Redação VG Notícias com Secom/VG

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) e a secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Zilda Leite,entregaram nesta segunda-feira (04.04) uniformes para os 66 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘José Estejo de Campos’, no bairro Vitória Régia, que passaram a integrar, em 2016, o projeto ‘Amar, Cuidar e Respeitar - Escola em Tempo Ampliado (ETA), ao mesmo tempo em que reforçou a importância do projeto no fortalecimento do ensino público de Várzea Grande.   

Desde o último dia 16 de março, quando as aulas em período integral começaram a ser ofertadas aos alunos do 5º ano da unidade escolar, os estudantes recebem atendimento diferenciado, que inclui almoço na escola e oficinas extraclasses, com aulas de reforço em letramento, raciocínio, esporte, dança, informática e horta. O projeto Escola em Tempo Ampliado tem como objetivo contribuir para melhoria da qualidade de educação e do rendimento escolar, oferecendo espaço de convivência para ações afirmativas que reduzam a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes de Várzea Grande.

Gilmar Mussa de Moraes, destacou que em 2001, por exemplo, o bairro Vitória Régia possuía cerca de 300 famílias e atualmente soma algo em torno de 1,2 mil famílias. “O bairro cresceu muito nos últimos anos e a escola acaba ganhando cada vez mais importância no dia-a-dia dessas crianças. Tenho certeza que daqui a um mês vamos começar a mensurar o resultado desse tratamento diferenciado nas notas e no comportamento de cada um deles”.

Cada um dos 66 alunos que integram o Projeto ‘Escola em Tempo Ampliado’ recebeu duas camisetas que são uniformes de todos os alunos que participam do projeto na rede municipal. Como explicou a prefeita, no momento em que fazia a entrega, o novo uniforme é para ser usado no período vespertino, quando o projeto é executado. “A Escola em Tempo Ampliado é uma oportunidade não apenas de melhorar o índice da educação básica, mas de ofertar condições de vida para essas crianças e adolescentes com cursos de capacitação que irão conduzí-lo para uma vida profissional”.

Entre essas crianças está Jonatan Santos Silva, de 10 anos. Esperto, sorridente e bastante curioso, o aluno do 5º está gostando das aulas de informática e dança e disse estar gostando muito do projeto.

Os primos Guilherme e Jonatan Santos, de 9 e 10 anos, respectivamente, são mais tímidos, e disseram que a melhor oficina é a de letramento, pois tem ajudado a ler e a escrever e assim, serve de reforço na língua portuguesa.  

A secretária de Educação, Zilda Pereira Leite, lembrou que a Escola em Tempo Ampliado teve início em outubro do ano passado, de forma experimental na Escola Gonçalo Domingos de Campos (Caic). “Os resultados foram tão significativos, imediatos e concretos que abrimos o ano letivo de 2016 estendendo essa forma diferenciada de atendimento escolar para mais outras seis escolas, além do Caic. Esse novo modelo que tem um único objetivo, o de melhorar a qualidade de ensino em Várzea Grande”.

Os adolescentes do projeto passam o dia na escola. Pela manhã seguem a grade curricular normal de acordo com a série que frequentam e à tarde têm ocupação e atividades na escola, aprimorando seu próprio aprendizado. Eles aprendem informática, destravam emoções e timidez por meio da dança, da música e do teatro, exercitando o corpo e a mente nas aulas de educação física ou aprendendo a cuidar de uma horta e recebendo reforço nas oficinas de matemática e português. Esse conjunto de atividades visa dar melhor qualidade de vida ao aluno e sua família.

Em 2016 estão integrando o Escola em Tempo Ampliado, as unidades de educação básica: “Lenine de Campos Póvoas”, “Gonçalo Domingos de Campos”, “Srª Dirce Leite de Campos”, “Abdala José de Almeida”, “Faustino Antônio da Silva”, “Tenente Abílio da Silva Moraes”, “José Estejo de Campos”.

Lucimar Campos enfatizou que a meta do município é atender, progressivamente, a 100% das escolas municipais, adequando-as para o atendimento em período integral, conforme previsto no Plano Municipal de Educação com o objetivo de buscar o melhoramento do índice educacional”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760