12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 10 de Junho de 2014, 18:00 - A | A

Terça-feira, 10 de Junho de 2014, 18h:00 - A | A

Gestão Walace

Guarda Municipal de VG pode entrar em greve nesta quarta-feira (11); Categoria reivindica reestruturação salarial e promoção funcional

O Guardas Municipal podem entrar em greve. Eles farão nova tentativa de acordo com Walace Guimarães.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A Guarda Municipal (GM) de Várzea Grande pode entrar em greve nesta quarta-feira (11.06) por tempo indeterminado. Os guardas reivindicam do prefeito Walace Guimarães (PMDB) a reestruturação salarial e a promoção funcional.

De acordo com os GMs, desde a criação da Guarda no município - em 23 de fevereiro de 2000, ainda na gestão de Jaime Campos (DEM) - nunca houve o cumprimento por parte do Poder Executivo do estatuto da categoria. “Queremos a promoção funcional que o estatuto da Guarda Municipal nos garanta como direito”, diz guarda municipal – que não quis se identificar.

Segundo ele, com a “promoção” o profissional pode subir de “nível” na carreira de guarda municipal e assim ter direito a receber melhor remuneração. “Tem guardas municipais que estão há mais de 10 anos trabalhando na área e continuam com o mesmo salário, sem nunca subir de nível”, declarou o agente da Guarda.

Os profissionais reivindicam ainda melhorias nas condições de trabalho, que segundo eles, é precária. “O material de expediente aqui na Guarda Municipal é zero. Não tem nada. Estamos trabalhando sem nenhuma estrutura”, denuncia a categoria.

Conforme eles, atualmente o efetivo da Guarda conta com 101 profissionais trabalhando e 60 em formação. No entanto, eles têm disponível apenas quatro carros e três motos para poder realizar rondas no município.

“Temos cinco carros, mais é como tivéssemos apenas quatro porque tem uma viatura que já veio quebrada e não sai do conserto. Tem viatura que está parada aqui no pátio porque falta gasolina para abastecer e colocar ela para andar. É impossível trabalhar nas condições que se encontra atualmente a Guarda Municipal”, disse de forma indignado um guarda municipal.

A reportagem do VG Notícias esteve na tarde desta terça “in loco” na sede da Guarda Municipal e constatou viaturas em péssimo estado de conservação, com várias “avarias” na lataria e nos pára-choques dos veículos e sem sirene. “Dessa forma que trabalhamos, sem nenhuma condição”.

Greve – De acordo com a categoria, nessa segunda-feira (09.06) representantes da Guarda Municipal estiveram reunidos com o prefeito Walace Guimarães para discutir sobre as promoções funcional e as melhorias nas condições de trabalho, mas nenhum acordo foi “selado” entre o Poder Executivo e os profissionais.

Nesta quarta, os profissionais voltam a se reunir pela manhã com Walace na tentativa de um acordo e evitar a greve. Ainda durante amanhã, os guardas municipais irão se reunir em assembleia geral e decidir se entram ou não em greve no município.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760