25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 16:53 - A | A

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 16h:53 - A | A

Denúncia: Taxistas do aeroporto de Várzea Grande não usam taxímetro e passageiros reclamam de taxas abusivas

por Thaiza Assunção/VG Notícias

 

O descaso com os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Marechal Rondon em Várzea Grande, e que precisam utilizar o serviço de táxi continua.  Apesar do VG Notícias já ter denunciado por diversas vezes, o Poder Público municipal ainda não tomou nenhuma providência, deixando o cidadão a mercê da vontade da Cooperativa de Táxi do Aeroporto.

Isso porque, o uso obrigatório do taxímetro, que tem a função de medir o valor cobrado pela corrida, não estão sendo utilizados pelos profissionais, e quem “paga o pato” são os passageiros.

De acordo com denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias nesta terça-feira (30.10), uma passageira, que desembarcou nesta madrugada no aeroporto, contou que pagou R$ 18 para desembarcar próximo ao Ciretran, localizado na avenida Arthur Bernardes, o percurso percorrido dá menos de um quilometro, ou seja, ela pagou 50% a mais do que normalmente seria cobrado pelo taxímetro.

Os taxistas alegam que o uso do taxímetro inviabiliza a corrida. Segundo os profissionais, a categoria ainda é obrigada a pagar R$ 5 por corrida à Cooperativa de Táxi de Várzea Grande. Entretanto, em entrevista ao VG Notícias, o presidente da Cooperativa, José Luis, nega receber qualquer quantia dos profissionais.

“Os taxistas devem levar essa informação para o conhecimento da Polícia Militar, porque se realmente estão pagamento este valor, com certeza não é para mim” alegou.

Segundo José Luis, todos os taxistas são obrigados a ligar o taxímetro assim que o passageiro indica o lugar aonde quer ir. José Luis ressalva ainda, que todos os táxis do aeroporto possuem o selo de vistoria do ano, o que demonstra que todos os veículos têm taxímetro. “Desconheço qualquer veículo que não tenha o taxímetro, se não utilizam é porque ignoram”.

O fato foi levado ao superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos de Várzea Grande (STU/VG), e ao secretário de Infraestrutura da cidade, coronel Orestes Oliveira. Conforme o superintendente, as denúncias serão apuradas e levadas ao conhecimento da Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/VG) e do Ministério Público Estadual.

“Vamos tomar conhecimento do fato e encaminhar ao Procon e Ministério Público para ser investigado. Caso seja comprovado a denúncia, abriremos um processo para notificar oficialmente os responsáveis” finalizou.

Vale destacar, que o VG Notícias acumula denúncias da prática ilegal dos taxistas, desde 2009, todavia a situação continua a mesma.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760