25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014, 09:00 - A | A

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014, 09h:00 - A | A

Cuiabá terá que construir casa de acolhimento para menores em situação de vulnerabilidade social

Unidade deve seguri especificações técnicas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

TJMT

O município de Cuiabá terá que construir uma unidade de acolhimento para adolescentes do sexo masculino – entre 12 e 18 anos - em situação de vulnerabilidade social, no prazo máximo de seis meses, após a conclusão do projeto de execução. A intimação do município foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 9219, de 20 de janeiro.

A decisão a ser cumprida pelo município é da juíza da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos. A magistrada concedeu a antecipação da tutela pleiteada na ação proposta pelo Ministério Público do Estado em desfavor do município.

“Condeno o município na obrigação de fazer consistente em prover a unidade de acolhimento de pessoal qualificado e de atividades pedagógicas próprias, tal como recomendado pelo Conanda”. Caso descumpra a decisão, a juíza arbitrou multa diária no valor de R$ 10 mil.

A magistrada determinou ainda que a unidade a ser construída siga as especificações técnicas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Até que o imóvel fique pronto, o município terá que locar um imóvel para fazer o acolhimento desses meninos.

De acordo com os autos, atualmente Cuiabá conta apenas com duas unidades de acolhimento de meninos, o Projeto Nossa Casa e a Associação Filantrópica São Judas Tadeu, ambas, porém são deficitárias e sem vínculo direto com o município.

Cuiabá dispõe apenas de uma casa de retaguarda para acolher adolescentes do sexo feminino e que também é objeto de uma ação movida pelo MP. Na sentença a juíza Gleide Bispo condenou o município obrigando-o a reformar a unidade que, segundo o MP, encontra-se em condições precárias. O município recorreu da decisão.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760