14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014, 10:29 - A | A

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014, 10h:29 - A | A

Desorganização

Candidatos reclamam de desrespeito por parte da Prefeitura de VG na realização das inscrições para o programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal

As ruas laterais da sede da Secretaria, e também parte da avenida Castelo Branco, foram interditadas pela Guarda Municipal para promover a segurança das pessoas que aguardavam na fila, já que muitas chegaram a invadir as ruas.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Revolta, indignação e falta de respeito com o ser humano, marcaram o primeiro dia das inscrições para o programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, na manhã desta segunda-feira (20.01) em Várzea Grande.

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou hoje e deve encerrar no próximo dia 31, as inscrições para casas de novos residenciais no programa “Minha Casa Minha Vida”, porém, a reportagem do VG Notícias esteve no local e constatou descontentamento e revolta dos candidatos que aguardavam em uma fila “gigantesca” por uma senha para ter direito em realizar a inscrição no programa federal.

De acordo com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, hoje é o único dia para que as pessoas consigam uma senha que dará o direito delas realizarem a inscrição no programa Federal e continuem a sonhar com a casa própria.

Ao todo - segundo um servidor que não quis se identificar - são mil senhas que serão distribuídas. A previsão da Secretaria é que sejam realizados 100 cadastros por dia, até o dia 31 deste mês.

Devido a isso, muitas pessoas acamparam na porta da Secretaria situada na avenida Castelo Branco – antigo prédio da ABRASSA, desde a última sexta-feira (17.01), para garantir a senha e realizar a inscrição. Na fila estavam mulheres, crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência física a espera de ser atendidas.

As pessoas reclamavam que a Secretaria deveria ter feito um atendimento prioritário com as mulheres com criança no colo, gestantes, idosos e pessoas com deficiência física, que assim como as demais pessoas estavam na fila em pé na esperança de conseguir a senha.  A indignação era tanta, que algumas mulheres chegaram a se desentender na fila, devido ao fato de uma querer ocupar o lugar da outra.

As ruas laterais da sede da Secretaria, e também parte da avenida Castelo Branco, foram interditadas pela Guarda Municipal para promover a segurança das pessoas que aguardavam na fila, já que muitas chegaram a invadir as ruas.

Vale lembrar que as pessoas que tem direito a realizar a inscrição são famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, ainda, famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar e famílias de que façam parte pessoas com deficiência. Porém, no ano passado vereadores de Várzea Grande já denunciaram que muitas pessoas que estão recebendo as moradias já possuíam casa própria e estariam usando o programa para comercializar as casas.

Minha Casa, Minha Vida - As inscrições só terão validade após visita in loco, realizada por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social. O contemplado precisa ainda, se encaixar no perfil por meio de laudo confirmando a necessidade da moradia.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760