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Cidades Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015, 11:27 - A | A

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015, 11h:27 - A | A

Prestação de Contas

Após anos fechando balanço orçamentário no “vermelho”, DAE/VG “aperta cinto”, reduz gastos e termina 2014 com superávit de R$ 800 mil

As medidas utilizadas em 2014 serão continuadas nesse ano com expectativa de melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado no município, diz presidente do DAE/VG

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Após anos fechando balanço orçamentário com déficit, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) reduziu gastos e conseguiu fechar 2014 com superávit financeiro de R$ 800 mil.

Nos exercícios anteriores a pasta sempre fechou em déficit, como por exemplo, em 2012 quando o déficit foi de mais de R$ 8 milhões. Em 2013 o déficit chegou a R$ 4,5 milhões, sendo que no ano passado a autarquia teve uma arrecadação de R$ 24.997.200,00 e despesas no valor de R$ 24,1 milhões, fechando com superávit de mais de R$ 800 mil.

Segundo o diretor-presidente da autarquia, Zelandes Santiago, o superávit orçamentário ocorreu por meio da diminuição de gastos com pessoal e insumos, e maior qualidade nos serviços ofertados aos contribuintes.

“O aumento na qualidade do serviço ofertado pelo DAE, como aumento na distribuição de água, fez com que o contribuinte se conscientizasse e realizasse seus pagamentos da tarifa, principalmente aqueles com débitos em atraso, aumentando assim a arrecadação. Antes, as pessoas não pagavam as contas porque reclamavam do serviço, agora isso não mais acontece no município devido à qualidade do serviço” explicou o gestor.

De acordo com ele, além do serviço de distribuição a autarquia teve um aumento de cadastros, mais de 2 mil ligações para levar água tratada na casa de moradores, criação da lei de conciliação (que proporcionou a negociação dos débitos em atraso), convênio com o Tribunal de Justiça (para realização das conciliações) e a realização de mais de 4 mil padronizações (instalações de hidrômetros).

“Com as instalações de hidrômetros, diminuímos o número de desperdiço de água, fazendo com que o contribuinte pague apenas o valor pela água utilizada. As contas do serviço, na maioria das vezes tinham valores altos devido ao desperdiço, e as pessoas se recusavam a pagá-las. Agora com a padronização, os valores diminuíram e as pessoas pagam suas tarifas em dia”, contou Zelandes.

Ainda de acordo com ele, as medidas utilizadas em 2014 serão continuadas nesse ano com expectativa de melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado no município.

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