27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016, 08:56 - A | A

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016, 08h:56 - A | A

Opinião

O perigo do consumo de bebidas alcoólicas

                                                                                                                                                            por José Vieira*

O problema do abuso de álcool está presente em grande parte da sociedade. Essa prática vem se intensificando muito, nos últimos anos. Os resultados nas empresas, por exemplo, aparecem nitidamente em licenças médicas frequentes, no absenteísmo (faltas não justificadas) e em acidentes de trabalho.

Nas famílias, o impacto é ainda mais visível. A qualidade de vida dos codependentes tem sido afetada drasticamente com os problemas inerentes ao abuso/dependência, principalmente com o desespero e sofrimento por não conseguirem ajudar seus entes.

A violência doméstica e no trânsito são outros fatores críticos relacionados ao álcool e outras drogas. São situações que, diariamente, tem tirado vidas e causado sequelas irreversíveis.

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, somente no ano passado, mais de 1,2 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito no mundo. Grande parte desses acidentes é causada pelo uso/abuso de substâncias psicoativas, como álcool, drogas e medicamentos controlados.

As políticas públicas estão defasadas e a saída para este problema, sem dúvida, é a prevenção. No entanto, é preciso saber aplicar essas ferramentas. A informação de forma continuada é a maior delas.

Muitas vezes, o conceito de prevenção não é tão claro quanto parece. Ações preventivas estão ligadas ao agir antes, ou seja, prevenir, evitar e, consequentemente, diminuir a chance do problema aparecer. Se já existe o problema, a prevenção tem a função de evitar que a situação priore.

Em quase duas décadas atando nessa área, tenho observado que a prevenção é eficaz quando trabalhada em três núcleos: família, escola e trabalho.

Prevenir não é apenas eliminar a possibilidade do uso de álcool e drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para que o indivíduo tenha conhecimento para fazer escolhas. Essa é a chave, aprendermos a fazer as escolhas corretas.

Com isso, melhoramos o resultados das empresas, diminuindo o absenteísmo e aumentando a produtividade. Nas famílias, a melhoria na qualidade de vida aparece imediatamente nos relacionamentos. Na escola, evita-se o baixo rendimento dos alunos e a evasão escolar, reforçando positivamente os valores pessoais. No trânsito, reduzimos a violência conscientizando os condutores para não beber se for dirigir.

O uso/abuso de álcool e drogas tem gerado altos custos financeiros para Mato Grosso, seja para a área da saúde pública, ou em afastamentos e aposentadorias precoces. Entretanto, além do dinheiro que se gasta por causa da violência provocada pelo uso indevido de substâncias psicoativas, o maior prejuízo fica para uma legião de famílias que ainda choram pela morte de seus entes queridos.

José Vieira é palestrante, consultor especializado em prevenção para álcool e drogas.

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760